quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Roma

18º dia -22-07-2011 - Sexta-feira

Campos de Girassóis
Logo cedo seguimos de trem para Roma, 1h30min. de viagem, de Florença para Roma tem trem toda hora e pegamos o trem direto, nesse trem também tinha serviço de bordo. A paisagem nesse trecho é cheia de plantações de girassóis, que são lindas por sinal.

Colisseu

Chegamos cedo em Roma e como o dia fica claro até às 21h, conhecemos quase todos os principais pontos turísitico  de Roma no primeiro dia, pois eles ficam muito próximos uns dos outros. Começamos pelo Colisseu, apesar da fila para entrar, vale a pena, só entrando para ver a grandiosidade do lugar.  Construído nos anos 70 d.C. o Colisseu foi utilizado para realizar combates de gladiadores, lutas de animais, execuções, batalhas navais, caçadas, etc.
 
Fórum Romano
Depois do Colisseu visitamos o Fórum Romano e após seguimos para uma das mais famosas praças romana, onde se encontra o Vittoriano, monumento dedicado ao rei Vittorio Emanuele II e
Vittorino
que abriga o corpo de um Milite Ignoto (soldado desconhecido) da Primeira Guerra Mundial representando todos os soldados que não puderam ter um túmulo com seus nomes. Na parte superior do Vittoriano se encontra o Museu Centrale del Risordimento.



Fontana di Trevi
 
Pantheon
Depois seguimos para conhecer a famosa fontana di Trevi, uma das maiores e mais bonitas fontes de Roma. Inaugurada em 1735, marca o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos de Roma. Depois seguimos até o Pantheon, templo dedicado a todos os deuses romanos, que mais tarde se tornou uma igreja católica, hoje se encontram enterradas diversas personalidades ilustres como os pintores Raffaello e Annibale Caracci, os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I e a rainha Margherita.
Michael não morreu !!!


Piazza Navona
Depois seguimos até a Piazza Navona, uma belíssima praça que nos tempos da antiga Roma era o Estádio de Domiciano. Além disso, bem ao centro da praça está a Fonte dos Quatro Rios e, ao lado, existem vários artistas que expõem e vendem seus trabalhos, além de vários artistas de rua, como vocês podem ver Michael Jackson não morreu ...rs..rs.

Castelo Sant'Angelo
Depois caminhamos até o Castelo Sant'Angelo, também conhecido como Mausoléu de Adriano (imperador), já foi usado como edifício militar na época do Império Romano, como fortaleza dos papas no período medieval e como prisão na época dos movimentos para unificação da Itália.
 Exaustas voltamos para o hostel de ônibus. E aqui vai mais uma dica, para utilizar os ônibus em Roma você precisa comprar nas tabacarias ou bancas de jornal o bilhete e validar quando entrar no ônibus ou metro, eles valem por75 minutos e podem ser utilizados tanto no ônibus quanto no metro, não se pode pagar dentro do ônibus e se você for pego sem o ticket válido terá que pagar uma multa de $50 .
Em relação ao mapa de Roma, eu não consegui me entender com ele, mas se você for na alta temporada, não se preocupe, basta seguir o fluxo que com certeza você encontrar algum ponto turístico.
Rio Tibre

Principais gastos:
Hostel Alessandro: $27 (quartos quentes e um pouco desorganizado, mas possui boa localização, pois é bem próximo e fácil de chegar da estação de trem)
Reserva trem de Florença para Roma: $10
Entrada Colisseu e Fórum Romano : $12
Big Mac: $5,90
Jantar: $16
Ônibus: $ 1
19º dia -23-07-2011 - Sábado

Basílica de São Pedro
 Hoje era o dia de conhecer o Vaticano ou Cidade do Vaticano, oficialmente é a sede da igreja Católica e é uma cidade-estado soberana sem costa marítima, cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, com aproximadamente 44 hectares e com uma população de aproximadamente 800 habitantes, é o menor Estado do mundo, tanto por população quanto por território. Saímos do hostel e fomos direto para a estação de metro, é super fácil chegar ao Vaticano de metro. 
Basílica de S. Pedro

 A fila para entrar na Basílica de São Pedro era enorme, mesmo assim enfrentamos, ficamos mais de 1h em pé na fila, a
Interior da basílica
entrada é gratuita e aqui também não se pode entrar com roupas curtas ou decotadas, os ombros não podem estar desnudos.

Depois fomos caminhando até o bairro Trastevere, o bairro mais antigo de Roma, que é uma graçinha, não sei se o fato de ser sábado influênciou, mas achei a parte mais tranquila de Roma, vi turistas, mas sem fila, sem aquele fucofuco. Almoçamos em um dos charmosos restaurantes de Trastevere e depois caminhamos pelo bairro, passamos pela ilha  Tiberina, que fica no meio do rio Tibre, onde tomamos um delicioso sorvete de nutella, nunca tomei um sorvete tão cremoso.
Depois só queríamos uma boa sombra para descançar, mas isso não foi uma tarefa fácil, pois em Roma, não é aquele mar verde de Paris, em que você encontra até cadeiras reclinadas nos parques, com muito custo achamos um banquinho ...rs

Principais gastos:
Hostel Alessandro: $27 
Metro:$1
Almoço: $13,50 (macarrão carbonara e cerveja)
Sorvete: $2
Jantar: 16

20º dia -24-07-2011 - Domingo

Tentamos ir conhecer Ourivieto, mas uma estação de trem pegou fogo e os trens naquela direção foram suspensos. Então nos restou ir as compras no shopping Castel Romano, ônibus partem do terminal Termini às 10h., 12h30min. e 15h e retornam do shopping 11h15min, 13h45, 17h e 20h, a viagem dura 45 minutos e custa 12 euros, ida e volta. O shopping não é muito grande, é um outlet de lojas de marca. Voltamos no ônibus de 13h45 e decidimos ir conhecer as catacumbas de S. Callisto.

Para chegar as catacumbas é fácil, saímos da estação Termini, pegamos o metro linea A até a estação S. Giovani, saímos da estação, passamos por baixo do arco e caminhamos uns 100 metros até um pequeno terminal de ônibus, que fica em frente a igreja João Batista e pegamos o ônibus 218, o bilhete do metro vale também para o ônibus, pois tem validade de 75 minutos. As catacumbas de S. Callisto são interessantes, as visitas são guiadas, eles formam grupos por idioma, claro que não tinha em português, mas deu pra entender em espanhol, pois o guia falava bem devagar. O guia conta a história do local, mas não espere ver nenhum esqueleto da epóca no local, você só vê as covas vazias e conhece a história das catacumbas romanas. Se for friorento leve um casaco, pois você desce 20 metros e lá em baixo é bem friozinho. Antes de ir pesquise o horário de funcionamento, pois as catacumbas fecham das 12h. às 14h.
A noite fomos jantar pela segunda noite no restaurante próximo ao hostel, restaurante e pizzaria el Fagianetto, as massas e o risoto de camarão deles são ótimos, além do Mário, garçom, ser uma simpatia.

Roma é uma loucura, trânsito louco, os trens atrasam, isso quando não são suspensos, muita pichação em tudo que se possa imaginar, ônibus, trens, paredes. Ai que saudade da limpeza e organização francesa !!!

Principais gastos:
Hostel Alessandro: $27 
Ônibus para o Shopping: $ 12 (ida e volta)
Almoço no Shopping: $7,90
Metro:$2
Entrada Catacumbas: $8
Jantar - risoto de camarão e vinho: $15
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário