sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Europa uma viagem ao velho mundo - de Barcelona a cidade medieval de Rodes

Barcelona

1º dia - 05-07-2011 - terça-feira

Minha aventura começa rumo a Barcelona, como dizem: a cidade das baladas, infelizmente sobre as baladas, nada poderei escrever, pois não fui a nenhuma. No entanto, acredito que tenha alguma coisa útil nas próximas linhas.

Como sempre minha viagem não poderia começar sem um pequeno suspense ... Seguro Viagem ... Para quem não sabe, existem alguns cartões de crédito internacional que quando você compra a passagem de avião com o cartão, ele te concede um seguro viagem, basta entrar em contato com a operadora do cartão e pedir para que eles enviem a apólice de seguro ou você mesmo preenche a apolice e imprime em casa. Depois de 2 dias tentando ligar pra o cartão de crédito para saber notícias a respeito do seguro viagem, pois já tinha passado o prazo para a entrega da apólice, e sempre obtendo a resposta de que o sistema estava fora do ar. Resolvi fazer uma última tentativa no saguão de embarque. Para minha surpresa fui informada que meu cartão não me concedia esse benefício, mas como ??? .... Quando  liguei a 20 dias até me passaram os números de telefones para os quais deveria ligar se ocorresse algum sinistro e disseram que a apólice chegaria em até 15 dias. Enfim, não adiantava espernear, já estava na porta do avião. Eu fiquei igual uma louca fussando na net informações a respeito do seguro e pensando ... eu tenho cartão de crédito, boleto de compra da passagem o que  "em tese" me garantiria o seguro, cópia do imposto de renda, declaração de férias do trabalho, dindin, vai dar tudo certo.
Desembarquei em Lisboa e logo na imigração a primeira mancada: o agente perguntou quantos dias eu ia ficar. Respondi 39. Ele perguntou, não quer ficar mais ... Ai nem pensei, respondi, eu até que queria ficar um pouco aqui em Lisboa. Já pensou se ele achasse que eu queria ficar de vez .... Mas ele carimbou o passaporte e pronto. Finalmente estava em solo europeu.

2º dia - 06-07-2011- quarta-feira
Ensolarada, colorida, bonita, ousada, assim Barcelona se apresenta pra mim e pra Selminha. Cidade portuária, voltada para o Mediterrâneo. Economicamente é a cidade mais ativa da Espanha e depois de Madrid é a maior em densidade demográfica.
As primeiras horas são sempre destinadas a adaptação e instalação. Nosso hostel ficava no bairro Gótico, ótima localização. O Bairro Gótico foi construído exatamente sobre o que um dia foi a antiga cidade romana. Alguns de seus prédios datam da idade média. Devidamente instaladas e mesmo cansadas, a noite saímos para jantar no Porto Velho, próximo ao hostel, comemos uma parrillada imensa e maravilhosa. Pelos países que passei na Europa, percebi que nos pratos de frutos do mar, eles não tiram a casca, por exemplo o mexilhão vem com concha e tudo, o camarão vem com uma casca dura, parecida com a do carangueijo, eles dizem que dá mais sabor. No inicio eu ainda pensava, como será que foi o processo de lavagem das conchas .... Depois relaxei e aproveitei a iguaria.
Marina de Barcelona
O marco do porto de Barcelona é uma grande torre, monumento a Cristóvão Colombo, se desejar você pode subir no alto desta torre, eu não subi. A zona portuária divide-se em Porto Velho onde se encontra o Maremágnum e o áquario, e o Porto Novo onde encontram-se marinas e inúmeros barcos luxuosos. No Porto Velho, uma longa passarela de pedestres adentra o mar e nos leva ao Maremágnum, um grande centro comercial em um local privilegiadíssimo com lojas, cafés, restaurantes (aqui encontramos o restaurante Fresc Co que por 12 euros você como e bebe a vontade, muito bom) e até discoteca, ao fundo encontra-se o aquário de Barcelona, dissem que é um dos maiores da Europa.    

Principais gastos  (gastos em euros) :
Hostel Equity Point Gothic: $26,47
(Hostel com localização ótima,porém barulhento e sem higiene, observei uma calcinha jogada no chão de um dos boxes, que permaneceu lá por 3 dias, ou seja, não lavaram o banheiro por 3 dias. Café da manhã incluído na diária simples)

3º dia - 07-07-2011 - quinta-feira

Catedral de Barcelona
Começamos o dia visitando a catedral de Barcelona, que localiza-se no próprio bairro Gótico, da esquina do hostel conseguimos ver suas torres, não vá com camiseta de alça, short ou saia curta ou terá que comprar um véu na porta, pois não é permitido entrar com esses trajes. A Catedral de Barcelona, com projeto de estilo gótico, foi construída entre os séculos XIII e XV. No entanto, a fachada principal corresponde à sua construção mais recente, edificada entre o final do séc. XIX e o início do séc. XX. Os elementos mais interessantes são os retábulos e as pinturas góticas que se conservam no museu da catedral. Em frente à catedral há uma praça onde se reúnem artistas de rua, em meio a cafeterias e lojas dos mais diversos tipos.

Museu de Gaudi
  Depois seguimos a pé até a Catedral da Sagrada Família, passando pelo museu de Gaudí e pela Casa de Pedra, sem deixar de notar a coruja.
Casa de Pedra




Templo Expiatório da Sagrada Família inacabado.
 
Interior da Catedral
 A Catedral da Sagrada Família, ela é simplemente incrível, tanto seu exterior quanto seu interior, apesar de ter fila e pagar para entrar vale a pena. O Templo Expiatório da Sagrada Família, também conhecido simplesmente como Sagrada Família, é um grande templo católico, desenhado pelo arquiteto Antoni Caudi e financiado unicamente por contribuições privadas, o projeto foi iniciado em 1882 e assumido por Gaudí em 1883, quando tinha 31 anos de idade, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida, os últimos quinze de forma exclusiva. A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola e não se estima a conclusão para antes de 2026, isso mesmo ela é uma obra inacabada. Se inacabada ela já impressiona, imagina quando estiver pronta.
Nossa intenção era fazer todo o trajeto a pé, mas quando estavamos na Sagrada Família uma mulher nos viu falando em português e nos deu dois bilhetes para o ônibus de turismo, ela não ia poder usar, isso foi ótimo, pois as distâncias em Barcelona são relativamente grandes, então o ônibus foi uma mão na roda, ainda mais de graça ...rs...rs


Parque Guell
Agora motorizadas escolhemos os lugares mais longe do nosso hostel para visitar e fomos direto ao Parque Guel, localizado no alto de uma colina em uma extensão de 5 hectares, o parque é mais uma das obra de Gaudí e também um monumento tombado pela UNESCO.
Parque Guell
  A área, previamente destinada a construção de casas de luxo, com vista panorâmica para Barcelona, pertencia ao conde Guell.  Depois que este faleceu, seus herdeiros doaram essa grande área para o governo municipal, que a transformou em um parque.
  
 

Mosaicos no Pq Guell

Jardins do Pq Guell
O emprego de muitos mosaicos, inclusive sobre a escultura de um lagarto e como revestimento de um gigantesco banco sinuoso que contorna um grande mirador de onde se descortina Barcelona, fazem do Parque Ghell um lugar único.


Rascunho fachada da Sagrada Família

Museu casa de Gaudi

No parque também visitamos o museu casa de Gaudí, é ummuseu pequeno, não achei muito interessante, exceto pelo fato de ter visto no museu alguns esboços da Sagrada Família, achei interessante ver como a idéia nasceu ...

Comemos uma pizza próximo ao parque Ghell, pegamos novamente o ônibus de turismo e fomos curtir o fim de tarde no Castelo de Montjuic, tendo toda Barcelona a nossos pés. Pegamos o teleférico de Montjuïc que vai de Miramar, onde termina o funicular (que começa na estação de metro Paral.lel), até o Castelo de Montjüic.

Castelo Montjuic
O Castelo é datado do século XVIII e situa-se no topo de uma montanha. Em 1640, durante a Guerra dos Segadors, foi construída uma pequena fortaleza para resistir a Filipe IV de Portugal. Esta fortaleza foi convertida, entre 1751 e 1779, no Castell de Montjuïc, um símbolo da repressão e da abolição das liberdades catalãs; ao princípio, a missão da fortaleza era acabar com a repressão mas, mais tarde, tornou-se uma prisão militar. Atualmente, o Castell de Montjuïc alberga o Museu Militar.
Principais gastos:

Teleférico Montjuïc
Hostel: $26,47
Entrada Sagrada Família: $11,50
Entrada Museu casa de Gaudí: $5,50
Almoço: $6,15 (piza e refri)
1 Cerveja: $3
Teleférico: $8,30
Jantar: $8,00


4º dia - 08-07-2011 - sexta-feira
Terraço da Fundação Miró
O primeiro compromisso do dia era fazer a reserva para o trem noturno de Barcelona para Paris, mesmo com o europass temos que fazer reserva e pagar a diferença pelo fato da viagem ser realizada em um trem noturno. Depois fomos ao Museu e Fundação Miró, que fica no Parc de Montjuic. (aberto de terça-feira a sábado, das 10 às 19 horas e no verão, até às 20 horas e aos domingos apenas até às 14 horas e 30 minutos), a maioria das obras de Miró estão reunidas nesse local, muito interessante, eles também passam um video sobre a vida de Miró.

Se você estiver usando mochila vão mandar você guardar  no guarda volumes, eu fiquei brava quando vi que 
Estádio
 tinha que pagar 1 euro para o armário fechar. Acho que algumas pessoas não quiseram pagar, pois seguiam com a mochila e mais a frente a funcionária pedia que colocassem a mochila para frente do corpo, quando vi isso logo pensei podia  ter economizado meu $1 euro, mas agora já era. Façam como eu, coloque $1 euro no guarda volumes, pois quando você abrir o guarda volume é só pegar o seu $1 euro atrás da fechadura, se não fosse a Selminha eu nem ia ver kkkk
Herança dos Jogos Olimpicos de Barcelona

Museu de Arte Catalan
Depois do museu de Miró seguimos a pé até o museu olímpico, o estádio olímpico e o museu de arte Catalan, todos ficam próximos, na região do Parque Montjuic.

Mercado La Boqueria

Depois seguimos de metro em direção a Las Ramblas,  para bater perna pelas 
Las Ramblas
 lojas e conhecer o mercado La Boqueria. Oficialmente, Las Ramblas são uma séries de pequenas ruas com várias lojas que se juntam, não deixe de pesquisar e pechinchar, existe muita diferença de preço entre as lojas, quase comprei uma camisa do Barcelona por 40 euros, mas a frente consegui por 25 euros. Las Ramblas de Barcelona têm ao todo 1km e 200 metros e liga a Praça Catalunha ao porto da cidade. O mercado central La Boqueria merece uma visita, muito organizado e com várias bancas de frutas e peixes bem diferentes, os quais não vemos por aqui, dá pra se divertir seja qual for o seu gosto.


Principais gastos:
Hostel: $26,47
Almoço:  $11,35 restaurante Fresc Co (tinha desconto do ônibus de turismo)
Entrada Museu e Fundação Miró: $8
Reserva trem noturno de Barcelona para Paris: $75,30
Jantar: $11,50

Palau de la Ciutadella
5º dia - 09-07-2011 - sábado


Cascata no Pq de la Ciudadela
 Hoje começamos o dia conhecendo o Parque de la Ciudadela, que é o pulmão da cidade, foi constuído em 1862, esse parque foi durante muitos anos o único parque da cidade de Barcelona, o parque conta com uma área de 17,42 hectares, onde você encontra o museu de Geología, de Zoología, o Zoo, além da linda cascata de estilo barroco.

Depois do parque fomos caminhando para curtir o sábado de sol na praia. A praia não é tão bela quanto as nossas, mas vale um passeio. Almoçamos no restaurante Cavamar, de frente ra a praia, o menu do dia deles estava bonito e saboroso, digo bonito, porque a comida vem toda arrumada no prato, com uns desenhos na borda. Pedi salada de atum, talharim com salmão, sobremesa de torta de chocolate e uma cerveja, afinal de contas estavamos de frente para o mar da barceloneta, tudo saiu por 17 euros. Em Barcelona come-se muito bem e por um bom preço.
Após o delicioso almoço caminhamos pela marina de Barcelona que possui uma bela paisagem, com pessoas indo e vindo o tempo todo, mas com 33 graus só queríamos encontrar uma sombra, esticamos a canga na grama em baixo de uma árvore e aproveitamos para fazer a cesta e tirar uma soneca. Eu não sei como, mas naquele calor a grama ainda consegui reter alguma umidade, só acordamos quando estavamos com a poupança e os pés molhados, Selminha acordou com a meia encharcada, eu tinha tirado a meia ...kkkk Depois demos uma última volta por la Rambla e seguimos para a estação Francia rumo a Paris.

Estação de Francia
Principais gastos:
Almoço restaurante Cavamar: $17
Lanche: $2,80

Em Barcelona não deixe de :
Provar o chupito uma espécie de licor de pêssego muito gostoso $2,50;
Restaurante Fresc Co $12;
O ônibus de turismo te dá vários descontos em outras atrações tais com museus e restaurantes;
Se for no Museu Casa de Galdi e na Sagrada Família compre o bilhete combinado, sai mais barato;
Pesquisar preço, pois existe muita diferença de preço nas lojas.

Próximo post ... Paris a tão famosa cidade luz !





Nenhum comentário:

Postar um comentário