quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Paris a cidade mais visitada do mundo!!!

6º dia - 10-07-2011 - Domingo

Nós saímos de Barcelona a noite e viajamos a noite toda, o trem é super confortável, tem uma pia embutida na cabine, toalhas individuais, água, revistas, por volta das 21h. um funcionário passa recolhendo os passaportes e devolve quando estiver chegando à París, não se preocupe quando ele passar recolhendo. Por volta das 23h. eles abaixam as camas. No trem tem restaurante, mas se desejar você pode levar seu jantar, próximo a estação de Francia tem mercadinhos, antes de embarcar passei em um deles e providenciei nosso jantar, em alto estilo, com direito até a vinho ...rs
O trem chegou a Paris com 50 minutos de atraso. Tem uma estação de metro na própria estação de trem e por isso foi fácil chegar ao hostel. O hostel Aloha é bem localizado, próximo a estação de metro, tem supermercado perto, dá pra ir a pé a algumas atrações, mas nem tudo é perfeito ... os quartos não possuem armário,o local da ducha é minusculo, ainda bem que sou pequena, você tem que colocar o sabonete no chão, pois não tem sequer um porta sabonete no local e o check in é só depois das 16h.

Tendo Paris a nossos pés fomos bater perna, era domingo e boa parte do comércio estava fechado. Encontramos um restaurante de cozinha asiática próximo ao hostel e foi ali mesmo que almoçamos, em Paris existem vários restaurantes nesse estilo, parece um self service, mas é a atendente que te serve e depois pesa a comida. Gostamos da comida, apesar de ser um pouco picante, só coma o arroz tailandes se gostar de comida com pimenta, eu quase morri ...rs.

Ainda estavamos tontas com o balanço do trem, também 12h dentro de um trem, você fica meio tonta mesmo, mas mesmo assim depois do almoço seguimos em direção a Torre Eiffel, o monumento pago mais visitado do mundo. Mas hoje ainda não era o dia de subir na torre, e ai vai mais uma dica, compre o bilhete para subir na torre pela internet ( http://www.tour-eiffel.fr/teiffel/fr/pratique/acces/page/tarifs.html?id=2_3 ), eu comprei ainda no Brasil. Como ia ficar vários dias em Paris optei por comprar o bilhete para o meio da estada, comprando antes você pode ter o azar de comprar o bilhete para um dia que esteja chovendo ou nublado, mas acredito que vale correr o risco, pois a fila para comprar o bilhete na hora é enorme.
Museu da Armada
Uma breve paradinha para fotos e seguimos a pé em direção ao Museu da Armada que possui um belo jardim. Optamos por não entrar no museu e depois conheci umas brasileiras no hostel que entraram e não acharam tão interessante, a maior atração no museu é a tumba de Napoleão I. Eu e Selminha apenas passeamos pelo jandim e depois seguimos em direção ao Louvre, esse sim não pode deixar de ser visitado.
Após alguns minutos de caminhada atravessamos o rio Sena, observamos um monte de cadeados nas grades da ponte, que foram deixados por casais apaixonados, que escrevem suas iniciais nos cadeados, e diz a lenda, ficam presos para sempre ao ser amado. Pra quem acredita não deixe de levar um cadeado extra na mala ...kkk

Louvre
Essa nem precisa legenda rs
 
Louvre
Para entrar no Louvre, você primeiro enfrenta uma fila e passa pelo detector de metais para entrar na pirâmide de vidro, depois lá dentro existem vários guiches que vendem ingressos para todas as alas do museu, você precisa escolher qual ala deseja visitar. Nós como muitos outros turístas queríamos ver a Mona Lisa, claro ! No dia em que visitamos o Louvre não tinha muita fila, acredito que em menos de 1h estavamos de frente a Mona Lisa, acho que o pessoal estava deixando para ir ao Louvre no dia 14, dia da independência da França em que a entrada é gratuita. Eu não experimentei, mas ouvi dizer que existe uma forma de pular a fila para entrar na pirâmide, é só descer na estação de metro do Louvre que você já vai sair dentro da pirâmide de vidro e só vai ter que enfrentar a fila para comprar o ingresso. Experimente e depois me conta se deu certo. Depois da Mona Lisa ficamos mais algumas horas caminhando por um dos maiores, mais visitados e mais famoso museu do mundo O Louvre !!


 Depois seguimos para a Av. Champs-Elysées e caminhamos até o Arco do Trinfo, parando, é claro, para fazer umas comprinhas, afinal de contas Paris em julho esta "for sale". Encontramos na avenida o local que foi residência de Santos Dumont. A av. Champs-Elysées é uma avenida de quase 2km repleta de lojas de redes globais, conhecida como a avenida mais bela do mundo. Esse foi nosso primeiro dia em Paris, voltamos de metro para o hostel quase sem pernas ...rs..rs... 
Residência de Santos Dumont


Principais gastos:                 
Hostel Aloha: $26
Entrada Louvre: $10
Almoço restaurante asiático: $6,10
Jantar piza: $5,50




Arco do Trinfo visto da torre Eiffel
7º dia - 11-07-2011 - Segunda-feira        

 
Paris vista da torre


Paris vista da torre
 Hoje sim era o dia agendado para conhecer a Torre Eiffel, a torre se tornou um ícone mundial da França e  uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. Com seus 324 metros de altura a torre Eiffel é o edifício mais alto de Paris, tem esse nome por causa de seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel. A vista é incrível lá de cima e o tempo ajudou, estava um dia sem nuvens e com sol. Compramos o bilhete para ir até o segundo estágio da torre, eu acha que não, mas vale a pena ir até o topo, você consegue ver toda Paris, com todos os seus monumentos.


Catedral de Notre Dame

 Depois da torre compramos o bilhete para o passeio de barco pelo Rio Sena, esse passeio possui várias paradas e você pode subir e descer quantos vezes desejar, umas das saídas fica próximo a torre. Nossa primeira parada foi na catedral de Notre Dame, uma das mais antigas catedrais francesas, em estilo gótico, sua construção foi iniciada em 1163 e foi dedicada a Maria, a catedral fica rodeada pelas águas do rio Sena.


Vista interior da nave


Basilica de Sacré-Coeur

Interior da basílica
Depois de fazer a volta completa no passeio de barco pelo rio Sena, seguimos para apreciar o final da tarde na basílica do Sagrado Coração conhecida como Sacré-Coeur, ela é um templo da igreja católica romana em Paris, sendo, também, o símbolo do bairro de Monte Martre, cujo nome significa “monte dos mártires”. A basílica esta localicalizada no topo do monte Martre, o ponto mais alto da cidade. A basílica foi construída com mármore o que lhe proporciona uma tonalidade branca e sua construção iniciou-se por volta de 1875.
 A zona de Montmartre e seu arredor é sem dúvida uma das mais contrastantes zonas de Paris: você encontra uma multidão formada por fiéis que visitam e frequentam Sacré Coeur, clientes de bares e de sex shops da periferia de Moulin de la Galette, sem dúvida trata-se também de uma zona boemia e cultural, com vários cafés e artistas fazendo auto retrato e caricaturas.

Principais gastos:
Hostel Aloha: $26
Torre Eilff até o 2 estágio: $13,50
Passeio de barco pelo rio Sena: $14

8º dia - 12-07-2011 - Terça-feira

Palácio de Versalhes
Hoje saímos de Paris e fomos conhecer o Palácio de Versalles, que fica nos arredores de Paris. Para chegar a Versalles você terá que combinar o metro e o trem,  quando você for comprar o bilhete do metro avise que deseja ir para Versalles, que ele te dará o bilhete que vale tanto para o metro quanto para o trem, $6,40 ida e volta. Chegando a estação ferroviária de Versalles você irá atravesar a avenida em frente da estação e seguirá para a direita, o palácio fica a 3 quarteirões da estação. O Palácio de Versalles é considerado um dos maiores do mundo, com 2.153 janelas e 700 quartos, construído pelo rei Luís XIV, o "Rei Sol", foi por mais de um século modelo de residência na Europa e por muitos copiado. O Pálacio além de ter um acervo enorme conta com um jardim lindo.






Capela de Versalhes









Galerie des Glaces do Palácio de Versalhes

A Galeria des Glaces tem o teto decorado dedicado às vitórias de Luiz XIV. Já a capela de Versalhes é uma das mais grandiosas no interiores do Palácio.

A noite caminhamos até a torre Eiffel para vê-la iluminada. E é lindo !!! Vale a pena. As luzes da torre piscam de tanto em tanto tempo, sempre que eu dizia, "olha tá piscando" quando Selminha olhava parava e a gente morrida de rir kkkkk

Principais gastos:
Hostel Aloha: $ 26
Trem e Metro para Versalles: $6,40
Entrada museu Versalles: $15
                                                      Promoção Big Mac: $ 6,25

9º dia - 13-07-2011 - Quarta-feira

Palácio de Luxemburgo

                 Jardim de Luxemburgo
Hoje fomos conhecer os jardins de Luxemburgo, decidimos ir a pé para caminhar pelo bairro. O Palácio de Luxemburgo atualmente é a sede do Senado. O formal jardim de Luxemburgo apresenta 25 hectares, povoados por estátuas e providos de grandes tanques de água onde as crianças pilotam modelos de barcos. Quando chegamos ao jardim começou a chover, nos abrigamos em um dos cafés do jardim, quando a chuva passou demos uma voltinha e seguimos para o Pantheon, que é bem perto do jardim.

Pantheon
O Pantheon já estava enfeitado com bandeiras francesas por causa do dia da independência. O Pantheon é um monumento em estilo neo-clássico, localizado no bairro Quartier Latin, suas obras foram iniciadas em 1764, e foram encomendadas pelo monarca Luís XV, o qual, após recuperar-se de uma grave doença, ordenou a construção de uma basílica em tributo à Santa Genoveva (padroeira de Paris), em substituição à antiga abadia ali existente. Concluído em 1790, o edifício quedou-se laicizado pelos movimentos revolucionários burgueses, transformando-o em Panteão nacional. Hoje, na cripta, 70 célebres personagens da história francesa repousam – tais como escritores, cientistas, generais e políticos

Ensaio fotográfico - isso é Paris !

Depois caminhamos pelo bairro Cartie Latin, pra sentir o clima da cidade, e posso dizer que Paris é uma cidade incrivelmente limpa, organizada, , chique, glamurosa, fashion e com um povo extremamente educado. Paris é TUDO!!!! Não é por acaso que é a cidade mais visitada do mundo.
Principais gastos:
Hostel Aloha: $26
Quiche prox. ao Pantheon (delicioso): $2,50
Café no jardim de Luxemburgo: $2,50
Piza: $7,10



 10º dia - 14-07-2011 - Quinta-feira

 Feriado Nacional de queda da Bastilha. Como nosso trem em direção a Nice partia a tarde, resolvemos assistir um pouquinho do desfile, como nunca tinha assistido, eu achei bem legal, Sarkozy até me deu tchauzinho kkkkk
Arco do Trinfo
O Arco do Trinfo estava lindo com a bandeira francesa.



Em Paris não deixe:
Compre água no mercado, pois uma garrafa de 1litro custa $0,29 centavos, enquanto que na rua você não paga menos de $3 euros por uma garrafa de 500ml;

Se planejar utilizar o metro mais de 3 vezes por dia, compre o passe com validade para o dia inteiro, mas se for utilizar apenas 3 vezes por dia, compre 10 tickets de uma vez só que tem desconto ( 1 ticket = $1,70 - 10 tickets = $1,25 cada);

Só jogue fora o ticket utilizado no metro após sair da estação, pois você pode encontrar fiscais que pedem para você apresentar o ticket utilizado para passar na catraca. Nós passamos por uma, sorte que a Selminha perguntou se podia jogar fora o ticket, respondi que não, só depois que saíssemos do metro. Foi só falar ... quando fomos fazer a conexão, viramos em um túnel  e lá estavam, uns 5 fiscais, a Selminha já estava com o ticket na mão, o meu estava jogado na bolsa cheia de tralha. Acredita que a bobinha me deu até tchau, me zuando porque eu não encontrava o bilhete. kkkk Depois com muito custo encontrei. Se você não estiver com ticket, salvo engano a multa é de $50 euros.

Não compre chaveiros da torre Eiffel em lojas, pois 1 chaveiro custa $2 euros, enquanto que nos ambulantes que oferecem o mesmo produto nos pontos turísticos, você consegue comprar 7 chaveiros por $1 euro.

Se você se apaixonar pelos objetos que vendem na torre Eifll com o dizer "Rendez-vous à Paris", pode comprar, pois eu não vi igual em nenhum outro lugar. Eu me apaixonei por um porta moedas kkkk. Em relação aos demais souvenir, acredito que você vai encontrar um melhor preço nas lojas próximas a Notre Dame, inclusive nas barraquinhas às margens do rio Sena. 


Próximo post Riviera Francesa - Nice, Cannes, St. Paul de Venci e Monaco

Um comentário: