terça-feira, 30 de agosto de 2011

Região Toscana - Florença, Pisa e Lucca

Florença

Ponte Vecchio
 16º dia - 20-07-2011 - Quarta-feira

Seguimos para Florença de trem e nesse trem tinha até serviço de bordo e a primeira consumação é grátis, estilo Gol, amendoim e bebidinha, a viagem durou cerca de 2h.

Vista da praça Michelangelo
Começamos nosso tour por Florença na parte da tarde, não é uma cidade grande e as principais atrações estão concentradas umas perto das outras. Entramos na igreja de Santa Maria del Fiore, bem colorida, aqui também  não pode entrar de saia, bermuda ou roupa decotada. Depois seguimos em direção ao Rio Arno, atravessamos a Ponte Vecchio, com suas joalherias, aqui tudo que reluz é ouro ...rs A ponte Vecchio é a ponte mais antiga de Florença, a única que sobrou inteira depois da segunda guerra mundial. Já do outro lado do rio caminhamos até a praça Michelangelo, que fica no alto da cidade e oferece uma belíssima vista da cidade. Tomei uma cerva e ficamos alí só curtindo o fim da tarde.
Na volta passamos novamente pelo centro da cidade e nos deparamos com esse belíssimo carrossel, montado em plena praça pública.

Principais gastos:
Hostel Archi Hossi: $28 (quarto com banheiro, ar-condicionado, organizado, limpo, bem próx da estação, ao sair da estação vire para a direita, depois primeira a esquerda, siga e entre na segunda a esquerda, muito bom)
Reserva trem de Veneza para Florença: $10
Jantar: $19

 17º dia -21-07-2011 - Quinta-feira

Começamos o dia pela famosa torre pendente, Pisa ! Utilizamos nosso Europass, preenchemos a data no bilhete e fizemos o percurso, Florença x Pisa x Lucca x Florença, por se tratar de trens regionais, não é preciso pagar  pela reserva, basta entrar no trem. Você pode se perguntar como vou saber se um trem é regional ? Bem, se você observar nos grandes painéis que tem em todas as estações na linha do trem tem a classificação dele "REG" significa regional, ou também você pode perguntar no guiche de venda de bilhetes. Também observei que no terminal ferroviário em Florença as telas pequenas mostram o destino final do trem, já o letreiro maior mostra o destio e as cidades por onde o trem passa.
Torre Pendente
A viagem de Florença até Pisa dura 1h e tem trem de 30 em 30 minutos. Quando chegamos em Pisa fomos surpreendidas com uma greve de ônibus. Então decidimos ir até a loja de atendimento ao turista, que fica a duas quadras da estaçao ferroviária, fácil de chegar, é só seguir a avenida em frente da estação, próximo a rotatória do lado esquerdo você verá a loja. Depois munidas com o mapa, seguimos sempre em frente por uns 30 minutos até a torre, apesar de ter sido legal dar uma voltinha pelo comério local, pisa é como dizem, o que é mais interessante é a torre. A torre pendente, como eles chamam, é incrível, ela enverga, mas não quebra, acho que esse é o erro de engenharia que mais deu certo. kkkk Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para sudeste logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal compactado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais. A torre atualmente se inclina para o sudoeste. A altura do solo ao topo da torre é de 55,86 metros no lado mais baixo e de 56,70 metros na parte mais alta.  Seu peso é estimado em 14 500 toneladas. A torre tem 296 ou 294 degraus: o sétimo andar da face norte das escadas tem dois degraus a menos. Antes do trabalho de restauração realizado entre 1990 e 2001 a torre estava inclinada com um ângulo de 5,5 graus, estando agora a torre inclinada em cerca de 3,99 graus. Isto significa que o topo da torre está a uma distância de 3,9 m de onde ele estaria se a torre estivesse perfeitamente na vertical.

Muralha de Lucca

Eu e minha bike
Depois voltamos para a estação e pegamos o trem em direção a cidade de Lucca, de Pisa até Lucca são 30 minutos. Lucca é uma cidade intra-muros, cercada impressionantemente pelas muralhas do renascimento, mantém ainda intacto o seu núcleo urbano antigo, conservando assim a instalação medieval. O cercado das muralhas, permaneceu intacto com quase 5 km a 12 metros sobre o nível da cidade. Assim que entramos na muralha alugamos bicicletas e fomos pedalar em cima das muralhas que foram transformadas em um passeio alto sobre os tetos das casas, e pedalar sobre as muralhas permite um modo único de conhecer e ver a cidade. Tudo bem que eu rasguei o vestido, mas foi muiiiito legal.
Torre Guinigi - tem árvores no topo

Depois caminhamos um pouco pela cidade e voltamos para Florença, 1h30min., mas a volta foi por um caminho muito mais bonito, com uma típica paisagem da Toscana.
 Principais gastos:
Hostel Archi Hossi: $28
Aluguel de bicicleta em Lucca:  1hora $3
Utilizamos o Europass para o transporte de trem, por isso não pagamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário