sábado, 12 de fevereiro de 2011

Patagonia Chilena - Puerto Montt, Torres del Paine e Punta Arenas

20º dia - 26/11/2010 – sexta

Dia de nos despedir da Srª. Erika e nossos amigos peruanos pediram que a Erika os chamassem quando fossemos tomar café da manhã, só para podermos papear mais um pouco, adoramos essa demonstração de carinho ...
Seguimos para Puerto Montt para embarcar no navio da empressa Navimag em direção a Puerto Natales. Puerto Natales é a cidade de entrada para Torres del Paine. Já Puerto Montt é a porta de entrada da patagônia chilena e dessa cidade parte nosso navio, foram 3 dias e meio no navio.
Em minhas pesquisas eu ouvi relatos de que se tratava de uma viagem linda e inesquecível, que ganha muitos pontos em relação à viagem de ônibus. Após ter realizado a viagem cheguei a conclusão de que se compararmos a viagem de navio e percorrer 3.000km de ônibus, acredito que realmente seja melhor o navio, mas sem sombra de dúvida eu ainda prefiro o avião. Não sei se meu erro foi ter criado expectativas, mas a viagem de navio achei a pior parte da viagem, pois são 3 dias e meio comendo, bebendo, jogando buraco e dormindo. Não tem nada para fazer dentro do navio, além de comer e ler. Só pra ter uma idéia: o filme que eles passaram a noite no segundo dia de viagem foi “O mágico de OZ”, e acreditem .. eu só vi 1 criança embarcando ... No segundo dia o navio entra em mar aberto, começa a balançar ...balançar .... ou seja, eu que só comia e bebia, já nem podia comer ...rs...rs... passei o dia inteiro dentro da cabine e quando levantava era só para ir ao banheiro ...  A melhor parte da viagem, e única, acontece no terceiro dia quando chegamos bem perto de um enorme glacial, o glacial Pio XI. Enfim, passar 3 dias e meio dentro de um navio, pagando U$980 dólares, só pra ver um glacial ... pra mim é furada. Além disso, choveu quase toda a viagem, ou seja, não dava nem para ficar na área aberta do navio. Se tivesse que voltar, com certeza optaria pelo avião.
21º dia - 27/11/2010 - sábado - 2º dia  navio
Glacial Pio XI
22º dia - 28/11/2010 - domingo - 3º dia -navio

Long neck no barco: $1.800
23º dia - 29/11/2010 - segunda
Chegamos por volta das 11h.em Puerto Natales. A cidade é pequena e não oferece nada de especial, aproveitamos o dia para comprar mantimentos, alugar os equipamentos e comprar as passagens para o parque Torres del Paine, quanto ao aluguel de materias vale a pena uma pesquisa de preso, já em relação a passagem de ônibus os horários e os preços são os mesmos, fechamos em uma agências que nos deu 20% de desconto no aluguel se comprassemos as passagem com ela. Aproveitamos o tempo livre e compramos as passagens para nosso último destino, Punta Arenas, na viação Buses Fernándes, http://busesfernandez.com/,pois nos foi informado que até 2horas antes da data marcada poderíamos trocar os bilhetes sem nenhuma taxa.
Enfim essa tarde ficou por conta dos preparativos...
Principais gastos:
Transporte Puerto Varas x Puerto Mont: $1.400
Viagem de navio em cabine quadrupla: U$ 980 dólares
Aluguel equipamentos (barraca, 2 calças para chuva, 1 capa de chuva, kit talheres, gás, fogareiro para 3 dias no parque):$17.000
Hostal Lily Patagonicos: $16.000

24º dia - 30/11/2010 - terça
Ponto de partida da trilha do glacial Grey
Acordamos cedo, tomamos café e ficamos aguardando o ônibus passar no hostal, por volta das 7h30 já estávamos no ônibus. O ônibus sai bem cedo em direção ao parque, depois de uns 40 minutos faz uma parada em uma lanchonete no meio da estrada, para os esquecidos comprar alguma coisa, quase ninguém desce do ônibus, mas quem desceu teve que enfrentar um vento monstruoso, ficamos observando quem desceu lutar contra o vento para conseguir voltar da lanchonete, o vento estava tão forte que balançava o ônibus ...rs...rs
Em Torres del Paine (site oficial http://pntp.cl/) você pode começar sua aventura por dois caminhos, pela portaria da Laguna Amarga ou pelo Lago Pehoé. Optamos por começar pelo lago Pehoé. Chegando ao parque por volta das 9h30min, todos descem do ônibus para pagar a entrada e receber o mapa com as trilhas. Quem começa pela Laguna Amarga tem que pegar uma van daqui até o hotel Torres ou se preferir caminhar 7km em uma estrada sem atrativos ... Como optamos por começar pelo lago Pehoé, retornamos ao ônibus e seguimos por mais uns 30 minutos aproximadamente até a portaria Pudeto. Aguardamos uns 20 minutos até a saída do barco que nos levaria até o refúgio Lago Pehoé, o barco balança um pouco, mas é tranquilo, são 30 minutos de barco. Chegando ao refúgio Pehoé, montamos a barraca, preparamos o lanche e pé na trilha, pois hoje era o dia de conhecer o glacial Grey. Começamos nossa caminhada por volta de meio dia, nesse dia caminhamos por aproximadamente umas 3h, por um trilha tranquila, fomos até o 2º mirante do Glacial Grey, mas como ventava muito, começou a chover e percebemos que algumas pessoas começaram a retornar daquele ponto, resolvemos voltar.
Glacial Grey

No acampamento tomamos um gostoso banho quente, preparamos nosso jantar, ainda era cedo quando resolvemos ir deitar. Esse primeiro acampamento é bem organizado, tem uma cozinha coletiva fechada com água quente para lavar a louça, onde se pode cozinhar, as barracas são montadas em um lugar arejado e aos pés de uma enorme montanha coberta de neve e bem próximo podemos ver o lago Pehoé, de uma cor verde esmeralda, simplesmente linda. Quem não tiver disposição para acampar e quiser pode pagar U$40 dólares para dormir em um dos quartos coletivos do refúgio, essa é a média de preço dos refúgios, mas não pense que é só chegar e pagar por um quarto, se não tiver reserva você nem precisa tentar.
Principais gastos:
Entrada parque: $30.000
Transporte Puerto Natales x Torres del Paine (ida e vota): $30.000
Barco: $22.000
24º dia – 01/12/2010 - quarta
Acordamos cedo e apesar de ter chovido a noite toda não passamos frio, dormimos bem quentinhos, estávamos com 2 sacos de dormir para –15º, que são de casal, ou seja, eu juntava e ficava um grande saco de dormir.
O dia não amanheceu muito limpo, mas começamos e nos preparar, tomamos café e quando fomos desmontar a barraca começou a chover granizo, ai a correria foi geral. Esperamos um pouco para ver se o tempo melhorava um pouco e como vimos que todos estavam indo, resolvemos seguir viagem. Todos seguem em fila indiana em uma trilha um pouco estreita. Esse primeiro trecho, Pehoé até o acampamento Italiano são de 7,6km, e mesmo embaixo de chuva e vento conseguimos percorrer em 2 horas. O acampamento Italiano é um acampamento público, escuro, muito úmido, pois além de ser entre arvores bem fechadas, fica na beira do rio. Aqui tínhamos que decidir se íamos ao Vale do Francês ou seguiríamos até los Cuernos. Percebi que tinha um grupo com guia e resolvi perguntar se era aconselhável ir até o vale do Francês. A guia disse que tinha muito gelo na trilha, além de não se conseguir ver quase nada, pois o tempo também estava muito nublado e que eles seguiriam para Los Cuernos. Decidimos fazer o mesmo e voltamos para a trilha.
Los Cuernos
Do acampamento Italiano até Los Cuernos são mais 5,5 km que percorremos em 2 horas. Chegamos em Los Cuernos por volta das 14h, aqui também tem um refúgio e área para camping pago. O camping aqui também me pareceu um pouco úmido, porém menos que o Italiano, acho que isso ocorre porque os dois campings são as margens do rio. Los Cuernos são uns pontões gigantes com neve que tem ninhos de inúmeros condor que ficam voando ao seu redor
O dia continuava nublado e agora tínhamos que fazer uma nova escolha, seguir viagem ou acampar em Los Cuernos, até o próximo acampamento eram mais 11km. Lanchamos, tomamos um chocolate quente, perguntamos, a mesma guia, se era possível e decidimos seguir viagem. Quando saímos de Los Cuernos era por volta de 15h e a previsão era de mais 4h30 de caminhada pelo mapa, mas como já havíamos caminhado por 4h com as mochilas, sabíamos que íamos levar mais tempo para percorrer os 11km, mas levando em consideração que só escurece depois das 21h30, sabíamos que era possível chegar em Las Torres com o dia claro. Então decidimos seguir viagem ... e como já estávamos !$%#$%#% seguimos viagem parando para tirar foto, brincando, enfim fomos curtindo a caminhada ...rsrsrs
Lago Nordenskjol e lago Sarmiento ao fundo.

E que caminhada .... naquele dia vivemos todas as estações do ano em um dia só ... sol, chuva de granizo, vento, o clima aqui é muito louco. Na trilha você sobe e desce com uma grande freqüência, mas nada impossível de fazer e a todo tempo você terá como incentivo a bela vista do lago Nordenskjol e em alguns momentos você consegue até ver o lago Sarmiento ao fundo. As paisagens são incríveis.
Chegamos ao acampamento Las Torres por volta das 20h30, foram 5h30 de caminhada, estávamos exaustos e dispostos a pagar até U$100 dólares por uma cama quentinha. Fomos direto para o alojamento e como eu havia dito antes ... sem reserva ... sem chance ... estava lotado !!! Depois de caminhar 24km por quase 10h, nossa única alternativa era ir para o camping, montar a barraca, preparar o jantar e desmaiar ...rs...rs... pelo menos no camping tinha banho quente. Aqui não tinha um lugar fechado para prepararmos a comida, mas na área das barracas tinham várias mesas com bancos de madeira. Preparamos o jantar rápido, comemos e apagamos, mas antes de apagar tínhamos que encontrar uma posição pra dormir, pois tudo em nosso corpo doía, acho que até para piscar os olhos doía ...kkkk.

Camping: $8.000

25º dia – 02/12/2010 - quinta

Acordamos cedo, tomamos café, desmontamos a barraca e fomos guardar no refúgio as mochilas, pois hoje seria o nosso último dia no parque e queríamos deixar tudo preparado para quando voltássemos das torres. Achamos que por ter ficado no camping do refúgio teríamos ao menos direito de guardar as coisas, que nada, eles cobram por bolsa para guardar, não sabíamos, mas podíamos ter deixado apenas a barraca montada com as coisas dentro arumadas e só desmontar na hora de voltar que não pagaríamos nada.
Guardamos as bolsas e seguimos em direção a Torres del Paine, são 9,5 km, mais agora a trilha é muito mais difícil (foto ao lado), as subidas são mais íngremes e nos últimos 40 minutos de caminhada temos que subir um despenhadeiro que não conseguimos ver o fim, conseguimos ter uma noção do que falta, quando vemos as pessoas pequenininhas lá em cima ... no meio do caminho eu ia desistir, quando Alex disse que não, que já tínhamos andado até ali e tínhamos que continuar ... respirei e continuei, mas quando já estava lá em cima, começou a ventar muito e na trilha tinha muito gelo, tínhamos que pisar nas pedras para não escorregar e para piorar tinham algumas pedras soltas, e tudo isso sem um corrimão, sem nada, eu caminhava praticamente de quatro, tentando me segurar. Quando olhei para o despenhadeiro, eu só pensei ... “se eu cair aqui não vai sobrar nada, serei só mais uma turista louca que despencou” Enquanto eu tentava tomar coragem, outras pessoas passavam pela gente. Então tomei coragem e disse ... se eles conseguem eu também vou conseguir. Seguimos um pouco mais na trilha e enfim chegamos a Torres del Paine (foto ao lado), as torres que dão nome a esse parque incrível. Nosso sacrifício foi recompensado, o céu estava com poucas nuvens e conseguimos ver as torres, muitos passam por todo esse sacrifício e quando chegam lá não conseguem ver nada. Na volta nós não éramos apenas um caco, éramos muiiiiitos cacos .... mas éramos cacos maravilhados!!!!
Pegamos uma van enfrente ao Alojamento Las Torres que nos levou até os ônibus que levam até Puerto Natales.
Torres del Paine
Chegamos a Puerto Natales por volta de 20h. devolvemos os equipamentos alugados e fomos para o hostel sem saber se teria vaga, pois como tínhamos adiantado 1 dia, nossa reserva era para o dia seguinte. Mas uma vez não tinha vaga, pedi para que a atendente do hostal indicasse outro hostal, ela vez 1 ligação e conseguiu. Esse hostal acho que se chamava Hostal Patagônicos, mas eu não indico, suas instalações são muito precárias, os donos eram até muito atenciosos e simpáticos, tinha até um argentino por lá que morou no Brasil e falava muito bem português, mas eu só não fui procurar outro, porque seria apenas por uma noite e estávamos exaustos.

Coca-cola no refúgio: $2.000
Chocolate quente no refúgio:$1.500
Guarda volumes por bolsa: $1.000
Van: $5.000
Hostal Patagonicos: $12.000

26º dia – 03/12/2010 - sexta
Acordamos cedo e logo após o café pedimos um taxi e fomos até o terminal de ônibus para seguir em direção a Punta Arenas. De Puerto Natales até Punta Arenas são 3 horas de viagem e o ônibus passa no aeroporto, quem quiser pode descer no aeroporto. Em Punta Arenas não tíamos reserva e enquanto eu dava uma volta no quarteirão, Alex ficou com as bagagens no terminal de ônibus. Não foi difícil, no mesmo quarteirão encontrei o Condor Hotel, normalmente o hostal é uma opção mais econômica, mas como seria apenas uma diária, ficamos por ali mesmo. Como era por volta de 12h o quarto ainda não estava limpo, deixamos nossas coisas no hotel e tínhamos que escolher entre ir a uma pinguinera ou as compras na zona franca. Optamos pelas compras !! A zona franca é super fácil de chegar, tem ônibus toda hora que leva até lá, ela é enorme, vários galpões, supermercados que vendem de tudo. Voltamos para o hotel só a noite e cheios de sacolas ...rs..rs...

Taxi em Puerto Natales: $1.000
Hotel Condor:  diária casal $36.000
Ônibus até zona franca: $500
Taxi da zona franca até hotel: $2.000
27º dia – 04/12/2010 - sábado
Hoje tiramos para dar uma volta na cidade de Punta Arenas pela manhã. A cidade não é grande, andamos pela principal, com várias lojas, vimos um pouco de artesanato nas praças, almoçamos e por voltas das 14h. seguimos em direção ao aeroporto, pois hoje era o nosso último dia férias ... hoje começava a peregrinação de volta pra casa ...kkkkkk Como dizem ... tudo que é bom, dura pouco!
Um abraço a todos e até a próxima viagem !

Taxi até o aeroporto: $6.000
Almoço: $11.800

1. Adorei a parte do navio! kkkkkk
    O Alex tava adorando ficar deitadão lá no sofá... rs.