quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Santorini

31º dia -04-08-2011 - Quinta-feira 
Pôr do sol na caldeira

Santorini
Dia de seguir viagem até Santorini, de Mykonos até Santorini são 3 horas de barco por $50 euros, depois que já havia comprado descobri que tem um barco que faz o mesmo percurso por $17 euros, só que a viagem dura 7h e não tem todos os dias.
Na Grécia tive a impressão que se você não deixar claro o que deseja, eles te vendem sempre o mais caro, sem te informar que existem outras opções, por exemplo quando fui comprar o bilhete para Delos eu já sabia que custava $17 euros, pedi 1 ticket para Delos e entreguei uma nota de $50 euros e o cara me devolveu $15 euros, como estava com o casal que já tinha comprado, mostrei o bilhete deles e disse que queria igual. Ai o vendedor com a cara mais lavada disse que pensou que eu queria com guia, mas eu não disse nada de guia, pedi só o ticket, ai ele me devolveu a diferença.
Cheguei em Santorini por volta das 18h30, pois o embarque em Mykonos atrasou 40 minutos. Em Santorini no porto é super fácil pegar um ônibus até Firá, centro comercial da ilha, no ponto final. Chegando a Fira se você precisar de informação para achar o hotel tem um posto de informações turísticas bem perto (saindo do ponto de ônibus , vire a direita, subindo em direção ao comércio e vire a primeira a direita de novo, não suba direto em direção a torre da igreja.) O posto de informações fica a direita, no máximo uns 150 metros, lá você também pode pegar um mapa da cidade e se não tiver alugado um carro, pegue o horário dos onibus locais.
 
Santorini vista da caldeira
A cidade de Fira fica no alto da caldeira, a vista da caldeira é impressionante, e ver Santorini da caldeira também é muito legal, pra mim parecia um enorme bolo de chocolate com cobertura de chantili, porque as casas são todas branquinhas. kkkkk Além da ilha principal, Santorini tem nas suas proximidades diversos ilhéus, formando um grupo quase circular de ilhas, 
Adicionar legenda
vestígio da grande erupção que despedaçou a ilha. Santorini é o vulcão mais ativo do denominado Arco Egeu, sendo constituída por uma grande caldeira submersa, rodeada pelos restos dos seus flancos. Esta forma atual da ilha deve-se, em grande parte, à erupção que há aproximadamente 3.500 anos (cerca de 1680 a.C) atrás destroçou o seu território. Aquela erupção, de grande explosividade, criou a atual caldeira. Dizem que o impacto daquela erupção fez-se sentir em toda a Terra, mas com particular intensidade na bacia do Mediterrâneo. A erupção parece estar ligada ao colapso da Civilização Minóica na ilha de Creta, distante de Santorini 110 km ao sul. Acredita-se que tal cataclisma tenha inspirado as posteriores lendas acerca de Atlântida.

Depois de instalada, dei uma voltinha na cidade, jantei e fui dormir, pois estava exausta.

Principais gastos:
Hostel Kykladonisia: $30 (café da manhã incluso bom, quartos arejados, limpos, com tv, frigobar e banheiro grande) Para chegar depois do posto de informações turísticas siga em frente na mesma calçada, você vai caminhar mais uns 150 a 200 metros, sempre em frente depois da locadora de carro Avis, quando estiver subindo a ladeira vai ver à direita uma placa do hostel e terá que descer uma escadaria, do mesmo lado da calçada do guiche de informações turísticas.
Barco Mykonos até Santorini: $50
Ônibus do porto até Firá: $2,20

32º dia -05-08-2011 - Sexta-feira 
Red Beach

 
Praia de Red Beach

  Dia de conhecer as praias de Santorini e meu primeiro destino foi Red Beach. O primeiro ônibus parte às 9h., em 30 min. chega-se ao ponto final, você ainda terá que caminhar uns 15 min. (olhando para o mar siga pela orla para a direita) para chegar a Red Beach. A praia é linda, tem uns paredões vermelhos, a areia é avermelhada e as águas são transparentes
 
Praia de Monolitus

Praia de Monolitus

 Depois voltei para Firá para pegar o ônibus para a praia de Monolitus, praia de areias negras, sem muita graça com pouca infraestrutura, dei uma volta e peguei o próximo ônibus de volta a Firá. Almocei em Fira e depois fui  conhecer a última praia do dia ...


Praia de Perissa

Perissa essa valeu a viagem, praia de águas quentes transparentes,
Praia de Perissa

com um paredão enorme no final, com boa infra-estrutura, se soubesse tinha deixado para almoçar lá.
 






Em Santorini as distâncias são maiores do que em Mykonos, não tem como conhecer as praias a pé, você terá que alugar um carro ou ir de ônibus, estes tem horários fixos, mas não confie muito nos  horários, procure sempre chegar com alguma antecedência, pois quando enchem eles partem antes do horário e se pretende pegar pelo caminho tenha paciência se for alta temporada, pois se estiver lotado eles não param no ponto. Outro inconveniente é que você sempre terá que ir até Firá para pegar o ônibus em direção a outra praia, como em Mykonos. 
 A noite fui admirar mais uma vez o pôr do sol na caldeira que é imperdível e  jantei no Dionysos in Atlantis Restaurant no centro de Firá, lugar bonito, boa comida e o garçon até falava algumas palavras em português, um milagre levando-se em conta que estava na Grécia.

Principais gastos: 
Entardecer na caldeira

Hostel Kykladonisia: $30
Ônibus para as praias: $9,60
Jantar no Dionysos (risoto de frutos do mar e 1 jarra de vinho):$22,20

Em meus planos iniciais ficaria mais um dia em Santorini, pois queria pegar o barco para Rhodes a noite e amanhecer lá, mas no final de semana não tem o barco noturno, tive que alterar o roteiro, mas pra quem tiver mais dias em Santorini tem o passeio de barco na caldeira que dizem que é interessante.

33º dia -06-08-2011 - Sábado 

Hora de partir ...

Dia de seguir viagem para Rhodes, apesar do barco partir às 14h., o horário do ônibus em direção ao porto que mais se aproximava era às 11h. e levando-se em consideração que as distâncias em Santorini são grandes, resolvi acordar mais tarde, tomar café com calma e seguir para o porto e almoçar lá mesmo, pois quando cheguei já tinha observado que no porto tinha vários restaurantes.




A viagem até Rhodes durou 8h20 passando por várias ilhas gregas, por volta das 20h, o barco atraca na ilha de Kos, que tem um belo pôr do sol atrás das montanhas, parece que cada ilha tem um pôr do sol característico, dificil escolher o mais bonito ...
Próximo post Rhodes ...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário