terça-feira, 27 de setembro de 2011

Rhodes



 33º dia -06-08-2011 - Sábado
Colosso de Rodes
Uma das 7 maravilhas do mundo antigo



Praia Rodes
Dia de seguir viagem até Rhodes, última ilha grega a ser visitada, foram 8h20min. de viagem, o barco atracou por volta das 22h30min. O bardo Blue Star II é confortável, os assentos não são marcados, tem cafeteria, restaurante e lojinha. Jantei no próprío navio. O porto em Rodes é escuro e sem muita informação, mas não foi difícil pegar um taxi, pois ao mesmo tempo que tem gente chegando, tem gente partindo.
Rodes é a maior das ilhas do Dodecaneso, situadas no Egeu e que integram o território administrado pela Grécia. Famosa devido ao Colosso de Rodes, estátua considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo. A cidade medieval de Rodes, capital da ilha, é Patrimônio Histórico da Humanidade. A ilha tem cerca de 1.398 km2 e uma população de aproximadamente 82 mil habitantes.
 
Principais gastos:
Cidade medieval

Barco de Santorini até Rhodes: $32
Ônibus até o porto de Santorini: $2,20
Hotel Vassilia: $39 (hotel bem localizado, quartos com ar condicionado, frigobar, tv, café da manhã bom, mas o banheiro é minúsculo)
Lanche navio (hamburguer e refrigerante): $5,75
Taxi do porto de Rodes até o hotel localizado na orla: $6


   34º dia -07-08-2011 - Domingo   
Rhodes cidade medieval



Hoje fui conhecer a cidade medieval, simplesmente incrível, andei por mais de 2h só dentro da cidade murada. A cidade esta muito bem conservada, você tem a impressão de estar entrando em um filme de época, com tabernas, igrejas, mesquitas, ruas de pedra e becos floridos, além de restaurantes e muitas lojinhas. É só sair caminhando e quando você menos esperar vai se deparar com o belo mar azul de Rodes. 
 
Taberna grega
 
Assim é mais divertido tomar sorvete ...
No final da tarde fazia muito calor e boa parte do comércio fechou, pois era domingo, por isso resolvi curti o fim do dia na praia. 
Igreja em Rodes


Principais gastos: 
Interior da igreja

Hotel Vassila: $39
Almoço: $10,30
Jantar:$15,50







35 º dia -08-08-2011 - Segunda

Lindos




Lindos

Acropoli de Lindos no alto
Acordei cedo, pois queria pegar o primeiro ônibus para Lindos. Existem várias maneiras de se chegar a Lindos: carro alugado, passeio de barco (3h de duração parando em diversas praias por $23 euros) ou de ônibus (1h30 de viagem por $10 euros ida e volta - a partir das 6h tem ônibus de hora em hora, sendo que depois das 9h tem ônibus a cada 30 minutos, o ponto de ônibus é perto da loja de informações turísticas, onde você pode pegar um panfleto com o horário dos ônibus).
  
Baía de São Paulo
Em Lindos o ponto final  do ônibus fica no alto e a cidade, acho que uns 200 metros a baixo, mas não se preocupe que pra descer todo santo ajuda, mas também existe um ônibus gratuito, n.º1, tipo ônibus circular, que te leva até a cidade a cada 10 minutos. O mesmo ônibus também pode te levar e te trazer da praia, que fica alguns metros mais a baixo, mas para a praia os horários são mais restritos, tem horários fixos.
 
Praia em Lindos
águas quentes e transparentes
Lindos merece o nome que tem, o lugar é simplesmente belíssimo. Em Lindos existem 2 atrações principais, o templo de Diana que fica no alto de um rochedo e a baía de São Paulo, uma minúscula praia de águas azuis-esverdeadas, cercada por falésias, cuja saída para o mar é tão estreita que da a ilusão de quem vê de longe de ser uma lagoa, do templo avista-se a baía de São Paulo.

Você pode subir assim ou a pé

Uma dica: vá a Acropóli o mais cedo puder, pois o calor lá em cima é enorme. Para subir existem duas maneiras: no lombo de um burro por $5euros ou a pé, se optar por ir a pé, tente encontrar o caminho dos pedestre, pois eu percebi que existem 3 caminhos, o dos pedestres, o de subida do burro e o de descida dos burros. Não façam como eu, como não sabia o caminho, pensei vou seguir o burro, pois ele tá indo lá pra cima, até ai tudo bem, o problema é que por onde o burro passa ele também faz suas necessidades e o caminho é fedorento demais. Por isso tentem subir pelo caminho dos pedestres, na volta eu consegui encontrar e desci por ele.


Depois de conhecer a Acropoli, caminhei pelas lojinhas do Centro e fui conhecer a praia e que praia .... águas transparentes e quentinhas.
No final da tarde voltei para Rodes e ganhei até sobremesa de brinde.

Principais gastos:
Hotel Vassila: $39
Ônibus para Lindos (ida e volta):$10
Entrada Acropólis de Lindos: $6

36 º dia -09-08-2011 - Terça-feira  
 
Marina de Marmaris

Dia de conhecer e conquistar mais um território - Turquia - cidade de Marmaris. Em Rodes é fácil contratar um bate e volta até a cidade de Marmaris, por $35 euros e mais $11 euros de taxas portuárias. Por ser um outro país achei que indo através de uma agência teria uma assessoria, que nada ... o motorista deixou a gente no porto na fila para pagar a taxa portuária e bye bye. Depois que se paga a taxa tem que passar pelo controle de imigração, a esquerda do guiche de pagamento da taxa, um grego mal encarado carimba seu passaporte e você que descubra sozinho onde esta o hydrofoly que te levará até o território turco. Não sei como seria ir sozinho, mas ir sozinho ou com a agência Helenica a única diferença é o transfer do hotel até o porto.

Típica vitrine turca


Depois  de 1h de viagem desembarco em território turco, Marmaris é um destino turístico da Turquia, um dos mais importantes. É uma cidade situada na costa do mar Egeu, na Província de Mugla, na parte sudoeste da Turquia. Para chegar até a cidade você pode pagar $7 euros de taxi ou caminhar por 20 minutos, eu vi um casal de mochileiros caminhando e resolvi seguir ... em 20 minutos estava na cidade, não é difícil é só sair do porto pela esquerda e ir contornando o porto, sem entrar nele, depois você vai chegar a algumas ruas residências é só tentar seguir pela direita que vai encontar a marina e o centro comercial. O shoping em Marmaris é enorme, cheio de produtos típicos e de réplicas, e em média os produtos são a metade do preço em relação aos preços praticados na Grécia. Apesar da moeda oficial na turquia ser a lira, não tive problemas em pagar com euros, mas se preferir pode fazer a conversão em uma das casas de câmbio da cidade.

Praça em Marmaris


Até na cerveja - no canto
esquerdo tem a bandeira turca

Eu não sei dizer se é assim em toda a Turquia, mas uma coisa que me impressionou muito foi a quantidade de bandeiras do país espalhadas, pra onde você  olha tem o símbolo nacional, nas praças, no shopping, na praia, até na cerveja tem a bandeira.

Marmaris situa-se numa baía rodeada de montanhas cheia de pinhais, no ponto de encontro entre o Mediterrâneo e o mar Egeu. A cidade é bonita, a marina é cheia de canteiros floridos, com boa infra-estrutura de restaurantes, a praia próxima ao centro é bonita com vários quiosques sendo a baía rodeada por montanhas cheia de pinhais.
 
Praia de Marmaris com
suas montanhas de pinheiros

Uma dica nem tente experimentar o gyros turco, eu detestei, não chega aos pés do grego. E prepare-se para o calor, em Marmaris tive a impressão de ser o lugar mais quente que já estive, o lugar é tão quente que eles molham as calçadas e lojas só pra tentar deixar o ambiente menos seco, eu vi uma feirinha de artesanato sendo ensopada.
Principais gastos:
Hotel Vassila: $39
Passeio 1 dia na Turquia - Marmaris: $35
Taxa portuária: $11
Mel de Marmaris: $6 (dizem que o mel produzido em Marmaris é o melhor do mundo, se comprar lembre-se de despachar, pois não é permitido embarcar em aviões com produtos acima de 100ml)

37 º dia -10-08-2011 - Quarta-feira
   

Cidade medieval de Rodes


Cidade medieval de Rodes

Último dia de férias .... tirei o dia pra curtir um pouco a praia em Rodes e dar mais uma volta pela cidade medieval e pela cidade, para últimas compras. Em Rodes você tem muitas opções de passeios, eu podia ir conhecer outra ilha grega, Symi, a 45 minutos de barco por $23 euros ida e volta, mas estava cansada e optei por ficar em Rodes mesmo.  

Cidade medieval de Rodes


A noite caminhando pela cidade descobri um restaurante escondido,
endereço de um restaurante
tipicamente grego 
 na paralela a rua do comércio da praia, uma rua meio sem saída, aí foi só curtir o último jantar grego, pra quem quiser tentar encontrar no nome do restaurante é Eztiatopio, no final da rua tem uma igreja e o endereço esta na foto ao lado.
Principais gastos:
Hotel Vassila: $39
Almoço: $22,70 (delicioso prato de salmão e bebida no mercado municipal de Rodes)
Azeite grego 500ml: $4 (os gregos são um dos maiores produtores e alegam que seu azeite é o melhor)
Jantar típicamente grego: $11

38 º e 39 dia -11 e 12-08-2011 - Quinta-feira e sexta-feira

Como tudo que é bom dura pouco, hoje começa o caminho de volta ... Rodes x Barcelona x Brasil. Nesse dia fiz um pernoite no Hotel Novotel San Juan Despi, em Barcelona, hotel confortável, com bom restaurante, porém situado em uma zona residencial sem atrativos, devendo ser atualizada sua localização no site, uma vez que, diz ser a 15 minutos do aeroporto e que tem ônibus  direto do aeroporto, duas grandes mentiras, pois pra mim ônibus direto significa que não tenho que fazer baldiação, gastei 1h30 de ônibus e tive que pegar 2 ônibus, tendo que pegar o ônibus n. 65 que parte do aeroporto, descer na praça de Espanha, atravessar a rua e no outro sentido da via pegar o ônibus 157 em direção a San Juan Despi. No dia seguinte fui para o aeroporto de taxi e gastei 30 minutos.

Principais gastos:
Novotel San Juan Despi: $49,50
Taxi hotel Vassila até aeroporto de Rodes: $24  ($22 corrida e $2 por mala)
Ônibus aeroporto x hotel: $2,80
Almoço - menu do dia no hotel: $18
Taxi do Novotel até o aeroporto de Barcelona:$ 34,50




Assim termina minha aventura ...
Eu espero que meu relato possa ajudar aos  amantes de uma boa viagem, sem gastar muito.
Um grande abraço e até a próxima aventura ....
 



Próximo post - planilha de gasto total.

2 comentários:

  1. Olá, td bem? Vc sabe onde eu acho os horários que os onibus saem do aeroporto de Rhodes?

    ResponderExcluir
  2. Passei 1 semana em Rhodes, minha tia mora lá.
    Melhor viagem da minha vida.

    ResponderExcluir