sábado, 10 de setembro de 2011

Atenas

24º e 25 dia -28 e 29-07-2011 - Quinta e sexta-feira
O primeiro amanhecer grego


Hoje começa minha peregrinação rumo a Grécia. Digo peregrinação porque foram 32h de viagem, sai de Sorrento no trem das 7h22 em direção a Napóles, para pegar o trem em direção a cidade de Taranto. O trem partiu  para Taranto às 8h58, após algum tempo de viagem o trem quebrou, ficamos 1h parados dentro do trem no meio do nada, até colocarem todos dentro de um ônibus, só cheguei às 15h em Taranto e acabei perdendo a conexão para Brindisi. O barco que eu queria pegar para a Grécia partia às 19h de Brindisi e eu só cheguei às 19h50. Sai da estação e desci a avenida em frente até chegar ao porto velho, quando você ver o mar, na esquina do lado direito passa uma van que leva gratuitamente as pessoas até o porto novo, de onde partem os navios em direção a Grécia. Já era escuro quando cheguei ao guiche no porto, eu só sabia que queria chegar a Atenas, quando me perguntaram Iugomentisa ou Corfu, eu pensei @#$%%$%. Disse apenas Atenas e falaram que era melhor Iugomentisa, foram 10h de navio. Quando cheguei em território grego ainda tive que enfrentar 7h de viagem de ônibus para chegar a Atenas. Eu tinha instruções de como chegar ao hostel partindo do aeroporto ou do porto, mas pensei na rodoviária vai ter um guiche de atendimento ao turísta ... Doce ilusão.
Panteon
A rodoviária de Atenas mais parece um terminal de ônibus de integração, cheio de guiches de empresas de ônibus, vi uma fila de ônibus e resolvi perguntar por ali, peguei um ônibus sem saber onde descer, só sabia que o hostel ficava perto da praça Monastiraki, quando comecei a ver tudo escrito em grego, comecei a me desesperar ... mas graças à Deus entrou no ônibus um libanes que falava ingles, ele me levou até a estação de metro, isso mesmo, eu ainda tinha que pegar o metro para chegar ao hostel. Eu cheguei ao hostel no final do dia, só o pó, tomei um banho, uns chops no terraço do próprio hostel que tem uma vista incrível para Acropoli !!!
Templo de Zeus Olimpico

Principais gastos:
Metro Sorrento x Napolis: $4
Reserva Napolis x Taranto: $3
Barco para Iugomentisa: $30
Ônibus Iugomentisa x Atenas: $44,50
Quarto individual hostel Athen Style: $51 (hostel bem localizado, limpo e com uma vista incrível do terraço)


26º dia -30-07-2011 - Sabado

Atenas vista da Acrópole
 
Casa de Erecteion
 Tour em Atenas, pode-se ver tudo com calma em no máximo 5h. Comecei por acropolis para ter uma noção de Atenas vista do alto. Acrópole de Atenas é a mais conhecida e famosa acrópole do mundo. Embora existam muitas outras acrópoles na  Grécia, o significado da Acrópole de Atenas é tal que é comumente conhecida como A Acrópole, sem qualificação. Uma colina rochosa de topo plano que se ergue 150 metros acima do nível do mar, abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Panteon e o Erecteion. Construída no ponto mais elevado da cidade, servia originalmente como proteção contra invasores de cidades inimigas. A Acrópole de Atenas foi construída por volta de 450 a.C., sob a administração do célebre estadista Péricles; foi dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade. A maior parte das estruturas da Acrópole de Atenas estão em ruínas.
Sinagoga
  Depois segui até o Acropole Museu, o templo de Zeus, o Jardim Nacional, o Parlamento onde os guardas ficam horas em pé, imóvel e em baixo de um sol danado. Quando vi já estava de volta a praça Monastirak, com um mapa é super fácil fazer todo o percurso a pé.
Guarda no Parlamento Grego

Aproveitei para experimentar o gyros, o primeiro de muitos ....rs..rs... Depois fui caminhar pelas ruas de Plaka, com suas lojas e restaurantes.



Gyros - eu amei !!!


Principais gastos:
Hostel Athen Style (quarto coletivo): $25
Entrada Acropoli: $12 (com esse ingresso você pode visitar várias atrações, em cada uma eles vão destacando uma parte, inclusive você pode utilizar em dias diferentes, pois não tem data)
Gyros: $1,90



27º dia -31-07-2011 - Domingo
1ª versão de Chapeuzinho ..rs

Museu Arqueológico de Atenas
 Segui logo cedo para o Museu Arquiológico Nacional de Atenas, 25 min. de caminhada do hostel, o museu é enorme e muito interessante.
Poseidon
 Originalmente o museu se destinava a abrigar os achados nas escavações empreendidas no séc. XIX na própria cidade de Atenas e arredores, mas gradualmente passou a ser enriquecido com peças provenientes de outros locais. Do séc. XX em diante uma multiplicidade de peças que vêm sendo trazidas à luz por novas escavações têm sido integradas ao acervo, que atualmente conta com mais de 20 mil itens que oferecem um abrangente panorama da civilização grega desde seus primórdios na pré-história até o fim da Idade Antiga.

Agora Antiga
  Depois segui até Agora Antiga. A ágora possuía papel importante na configuração da democracia ateniense e na política da cidade, sendo o local, por excelência, da manifestação da opinião pública, adequado à cidadania cotidiana. A ágora de Atenas caracterizava-se como uma grande praça, um vazio contrastante em meio ao casario compacto típico da Atenas clássica. Dei uma voltinha, mas como estava um calor danado, resolvi tirar uma soneca no hostel. A noite caminhei e jantei em Plaka, que apesar de ser domingo estava bastante movimenta.

Principais gastos:
Hostel Athen Style: $27
Entrada Museu Arqueológico: $7
Jantar em Plaka: $7,30

Próximos post ilhas gregas ... mais linda impossível ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário