quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Roma

18º dia -22-07-2011 - Sexta-feira

Campos de Girassóis
Logo cedo seguimos de trem para Roma, 1h30min. de viagem, de Florença para Roma tem trem toda hora e pegamos o trem direto, nesse trem também tinha serviço de bordo. A paisagem nesse trecho é cheia de plantações de girassóis, que são lindas por sinal.

Colisseu

Chegamos cedo em Roma e como o dia fica claro até às 21h, conhecemos quase todos os principais pontos turísitico  de Roma no primeiro dia, pois eles ficam muito próximos uns dos outros. Começamos pelo Colisseu, apesar da fila para entrar, vale a pena, só entrando para ver a grandiosidade do lugar.  Construído nos anos 70 d.C. o Colisseu foi utilizado para realizar combates de gladiadores, lutas de animais, execuções, batalhas navais, caçadas, etc.
 
Fórum Romano
Depois do Colisseu visitamos o Fórum Romano e após seguimos para uma das mais famosas praças romana, onde se encontra o Vittoriano, monumento dedicado ao rei Vittorio Emanuele II e
Vittorino
que abriga o corpo de um Milite Ignoto (soldado desconhecido) da Primeira Guerra Mundial representando todos os soldados que não puderam ter um túmulo com seus nomes. Na parte superior do Vittoriano se encontra o Museu Centrale del Risordimento.



Fontana di Trevi
 
Pantheon
Depois seguimos para conhecer a famosa fontana di Trevi, uma das maiores e mais bonitas fontes de Roma. Inaugurada em 1735, marca o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos de Roma. Depois seguimos até o Pantheon, templo dedicado a todos os deuses romanos, que mais tarde se tornou uma igreja católica, hoje se encontram enterradas diversas personalidades ilustres como os pintores Raffaello e Annibale Caracci, os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I e a rainha Margherita.
Michael não morreu !!!


Piazza Navona
Depois seguimos até a Piazza Navona, uma belíssima praça que nos tempos da antiga Roma era o Estádio de Domiciano. Além disso, bem ao centro da praça está a Fonte dos Quatro Rios e, ao lado, existem vários artistas que expõem e vendem seus trabalhos, além de vários artistas de rua, como vocês podem ver Michael Jackson não morreu ...rs..rs.

Castelo Sant'Angelo
Depois caminhamos até o Castelo Sant'Angelo, também conhecido como Mausoléu de Adriano (imperador), já foi usado como edifício militar na época do Império Romano, como fortaleza dos papas no período medieval e como prisão na época dos movimentos para unificação da Itália.
 Exaustas voltamos para o hostel de ônibus. E aqui vai mais uma dica, para utilizar os ônibus em Roma você precisa comprar nas tabacarias ou bancas de jornal o bilhete e validar quando entrar no ônibus ou metro, eles valem por75 minutos e podem ser utilizados tanto no ônibus quanto no metro, não se pode pagar dentro do ônibus e se você for pego sem o ticket válido terá que pagar uma multa de $50 .
Em relação ao mapa de Roma, eu não consegui me entender com ele, mas se você for na alta temporada, não se preocupe, basta seguir o fluxo que com certeza você encontrar algum ponto turístico.
Rio Tibre

Principais gastos:
Hostel Alessandro: $27 (quartos quentes e um pouco desorganizado, mas possui boa localização, pois é bem próximo e fácil de chegar da estação de trem)
Reserva trem de Florença para Roma: $10
Entrada Colisseu e Fórum Romano : $12
Big Mac: $5,90
Jantar: $16
Ônibus: $ 1
19º dia -23-07-2011 - Sábado

Basílica de São Pedro
 Hoje era o dia de conhecer o Vaticano ou Cidade do Vaticano, oficialmente é a sede da igreja Católica e é uma cidade-estado soberana sem costa marítima, cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, com aproximadamente 44 hectares e com uma população de aproximadamente 800 habitantes, é o menor Estado do mundo, tanto por população quanto por território. Saímos do hostel e fomos direto para a estação de metro, é super fácil chegar ao Vaticano de metro. 
Basílica de S. Pedro

 A fila para entrar na Basílica de São Pedro era enorme, mesmo assim enfrentamos, ficamos mais de 1h em pé na fila, a
Interior da basílica
entrada é gratuita e aqui também não se pode entrar com roupas curtas ou decotadas, os ombros não podem estar desnudos.

Depois fomos caminhando até o bairro Trastevere, o bairro mais antigo de Roma, que é uma graçinha, não sei se o fato de ser sábado influênciou, mas achei a parte mais tranquila de Roma, vi turistas, mas sem fila, sem aquele fucofuco. Almoçamos em um dos charmosos restaurantes de Trastevere e depois caminhamos pelo bairro, passamos pela ilha  Tiberina, que fica no meio do rio Tibre, onde tomamos um delicioso sorvete de nutella, nunca tomei um sorvete tão cremoso.
Depois só queríamos uma boa sombra para descançar, mas isso não foi uma tarefa fácil, pois em Roma, não é aquele mar verde de Paris, em que você encontra até cadeiras reclinadas nos parques, com muito custo achamos um banquinho ...rs

Principais gastos:
Hostel Alessandro: $27 
Metro:$1
Almoço: $13,50 (macarrão carbonara e cerveja)
Sorvete: $2
Jantar: 16

20º dia -24-07-2011 - Domingo

Tentamos ir conhecer Ourivieto, mas uma estação de trem pegou fogo e os trens naquela direção foram suspensos. Então nos restou ir as compras no shopping Castel Romano, ônibus partem do terminal Termini às 10h., 12h30min. e 15h e retornam do shopping 11h15min, 13h45, 17h e 20h, a viagem dura 45 minutos e custa 12 euros, ida e volta. O shopping não é muito grande, é um outlet de lojas de marca. Voltamos no ônibus de 13h45 e decidimos ir conhecer as catacumbas de S. Callisto.

Para chegar as catacumbas é fácil, saímos da estação Termini, pegamos o metro linea A até a estação S. Giovani, saímos da estação, passamos por baixo do arco e caminhamos uns 100 metros até um pequeno terminal de ônibus, que fica em frente a igreja João Batista e pegamos o ônibus 218, o bilhete do metro vale também para o ônibus, pois tem validade de 75 minutos. As catacumbas de S. Callisto são interessantes, as visitas são guiadas, eles formam grupos por idioma, claro que não tinha em português, mas deu pra entender em espanhol, pois o guia falava bem devagar. O guia conta a história do local, mas não espere ver nenhum esqueleto da epóca no local, você só vê as covas vazias e conhece a história das catacumbas romanas. Se for friorento leve um casaco, pois você desce 20 metros e lá em baixo é bem friozinho. Antes de ir pesquise o horário de funcionamento, pois as catacumbas fecham das 12h. às 14h.
A noite fomos jantar pela segunda noite no restaurante próximo ao hostel, restaurante e pizzaria el Fagianetto, as massas e o risoto de camarão deles são ótimos, além do Mário, garçom, ser uma simpatia.

Roma é uma loucura, trânsito louco, os trens atrasam, isso quando não são suspensos, muita pichação em tudo que se possa imaginar, ônibus, trens, paredes. Ai que saudade da limpeza e organização francesa !!!

Principais gastos:
Hostel Alessandro: $27 
Ônibus para o Shopping: $ 12 (ida e volta)
Almoço no Shopping: $7,90
Metro:$2
Entrada Catacumbas: $8
Jantar - risoto de camarão e vinho: $15
  


terça-feira, 30 de agosto de 2011

Região Toscana - Florença, Pisa e Lucca

Florença

Ponte Vecchio
 16º dia - 20-07-2011 - Quarta-feira

Seguimos para Florença de trem e nesse trem tinha até serviço de bordo e a primeira consumação é grátis, estilo Gol, amendoim e bebidinha, a viagem durou cerca de 2h.

Vista da praça Michelangelo
Começamos nosso tour por Florença na parte da tarde, não é uma cidade grande e as principais atrações estão concentradas umas perto das outras. Entramos na igreja de Santa Maria del Fiore, bem colorida, aqui também  não pode entrar de saia, bermuda ou roupa decotada. Depois seguimos em direção ao Rio Arno, atravessamos a Ponte Vecchio, com suas joalherias, aqui tudo que reluz é ouro ...rs A ponte Vecchio é a ponte mais antiga de Florença, a única que sobrou inteira depois da segunda guerra mundial. Já do outro lado do rio caminhamos até a praça Michelangelo, que fica no alto da cidade e oferece uma belíssima vista da cidade. Tomei uma cerva e ficamos alí só curtindo o fim da tarde.
Na volta passamos novamente pelo centro da cidade e nos deparamos com esse belíssimo carrossel, montado em plena praça pública.

Principais gastos:
Hostel Archi Hossi: $28 (quarto com banheiro, ar-condicionado, organizado, limpo, bem próx da estação, ao sair da estação vire para a direita, depois primeira a esquerda, siga e entre na segunda a esquerda, muito bom)
Reserva trem de Veneza para Florença: $10
Jantar: $19

 17º dia -21-07-2011 - Quinta-feira

Começamos o dia pela famosa torre pendente, Pisa ! Utilizamos nosso Europass, preenchemos a data no bilhete e fizemos o percurso, Florença x Pisa x Lucca x Florença, por se tratar de trens regionais, não é preciso pagar  pela reserva, basta entrar no trem. Você pode se perguntar como vou saber se um trem é regional ? Bem, se você observar nos grandes painéis que tem em todas as estações na linha do trem tem a classificação dele "REG" significa regional, ou também você pode perguntar no guiche de venda de bilhetes. Também observei que no terminal ferroviário em Florença as telas pequenas mostram o destino final do trem, já o letreiro maior mostra o destio e as cidades por onde o trem passa.
Torre Pendente
A viagem de Florença até Pisa dura 1h e tem trem de 30 em 30 minutos. Quando chegamos em Pisa fomos surpreendidas com uma greve de ônibus. Então decidimos ir até a loja de atendimento ao turista, que fica a duas quadras da estaçao ferroviária, fácil de chegar, é só seguir a avenida em frente da estação, próximo a rotatória do lado esquerdo você verá a loja. Depois munidas com o mapa, seguimos sempre em frente por uns 30 minutos até a torre, apesar de ter sido legal dar uma voltinha pelo comério local, pisa é como dizem, o que é mais interessante é a torre. A torre pendente, como eles chamam, é incrível, ela enverga, mas não quebra, acho que esse é o erro de engenharia que mais deu certo. kkkk Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para sudeste logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal compactado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais. A torre atualmente se inclina para o sudoeste. A altura do solo ao topo da torre é de 55,86 metros no lado mais baixo e de 56,70 metros na parte mais alta.  Seu peso é estimado em 14 500 toneladas. A torre tem 296 ou 294 degraus: o sétimo andar da face norte das escadas tem dois degraus a menos. Antes do trabalho de restauração realizado entre 1990 e 2001 a torre estava inclinada com um ângulo de 5,5 graus, estando agora a torre inclinada em cerca de 3,99 graus. Isto significa que o topo da torre está a uma distância de 3,9 m de onde ele estaria se a torre estivesse perfeitamente na vertical.

Muralha de Lucca

Eu e minha bike
Depois voltamos para a estação e pegamos o trem em direção a cidade de Lucca, de Pisa até Lucca são 30 minutos. Lucca é uma cidade intra-muros, cercada impressionantemente pelas muralhas do renascimento, mantém ainda intacto o seu núcleo urbano antigo, conservando assim a instalação medieval. O cercado das muralhas, permaneceu intacto com quase 5 km a 12 metros sobre o nível da cidade. Assim que entramos na muralha alugamos bicicletas e fomos pedalar em cima das muralhas que foram transformadas em um passeio alto sobre os tetos das casas, e pedalar sobre as muralhas permite um modo único de conhecer e ver a cidade. Tudo bem que eu rasguei o vestido, mas foi muiiiito legal.
Torre Guinigi - tem árvores no topo

Depois caminhamos um pouco pela cidade e voltamos para Florença, 1h30min., mas a volta foi por um caminho muito mais bonito, com uma típica paisagem da Toscana.
 Principais gastos:
Hostel Archi Hossi: $28
Aluguel de bicicleta em Lucca:  1hora $3
Utilizamos o Europass para o transporte de trem, por isso não pagamos.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Veneza

Veneza
15º dia - 19-07-2011 - Terça-feira

Logo cedo seguimos para a estação, a viagem até Veneza durou cerca de 2h30min. A viagem foi tranquila, com belas paisagens. Descemos na estação Mestre e seguimos para o hotel. Nos hospedamos no Hotel Ariel Silva, hotel bom, mas para encontrar ... você sai da estação e vira a esquerda, segue em frente tenantdo acompanhar a numeração louca dos venezianos, e de quem vem da estação não dá pra ver a pintura com o nome da rua, pois ela fica do outro lado da parede, você só vê se estiver andando de costa ... Graças a Deus estava prestando atenção na numeração e não sei como consegui reconhecer das fotos que havia visto na net a viela onde se situa o hotel e lá no fundinho a placa do hotel .... Digo que encontrar o hotel foi uma verdadeira intervenção divina ...rs

Praça San Marco

Depois de devidamente instaladas, tínhamos a tarde toda para desvendar Veneza. Veneza é incrível, seus canais, vielas e suas gôndolas, impossível não se perder. Como eu já sabia disso, nem fiquei tentando me encontrar no mapa. Caminhamos pelas vielas até a Praça San Marco, quase no final da cidade. Como Veneza é uma das cidades italianas mais próximas do Oriente, foi a que sofreu maior influência bizantina. Isso pode ser notado nas construções históricas

Grande Canal de Veneza


100 euros, vai ?

Dicas
Em Veneza existe um bilhete que é válido para 36 horas de transporte público, e assim pode-se andar de Vaporeto toda hora, o vaporeto é como um ônibus público.
Não deixe de comprar um enfeite de murano, vidros desenhados de uma ilha homônima da região.

Principais gastos:
Hotel Ariel Silva: $37,50 (hotel com café da manhã bom, confortável, bem localizado e limpo)
Reserva trem de Milão para Veneza: $10
Conjunto de brinco e pingente de murano: $20



Milão - capital da moda !!!

Catedral Duomo
14º dia - 18-07-2011 - Segunda

Acordamos e fomos direto para a estação de trem, que é próximo ao hostel, pois nosso trem para Milão partia pela manhã. A viagem até Milão durou cerca de 5 h. Milão é conhecida  mundialmente como a capital do design, com maior influência global no comércio, na indústria, música, desporto, literatura, arte e mídia. Tornando-se uma das cidades principais do mundo.
Galeria Emanuele



Castelo Sforzesco
 A metrópole é especialmente famosa por suas casas e lojas de moda  e a Galleria Vittorio Emanuele na Piazza Duomo (o shopping mais antigo do mundo). Depois de devidamente instaladas fomos direto para a Catedral Duomo, a terceira maior catedral do mundo, aqui também não se pode entrar com blusa de alça ou roupas curtas. Ao lado da catedral fica a Galeria Emanuella II, é dentro dessa galeria que tem o mosaico do touro no chão, que todo mundo coloca o pé no saco do touro e ainda dizem que aumenta a vertilidade. Eu como boa turista não podia deixar de colocar o pé ....kkkk O castelo Sforzesco fica seguindo a avenida, uns 10 minutos de caminhada da catedral. Quando chegamos ao castelo já estava fechado, mesmo assim vale a caminhada, nem que seja para tirar uma foto na lateral do cstelo, pois só na lateral para conseguir tirar uma foto de todo o castelo. 
Quando voltamos para o hotel já era noite.

Principais gastos:
Hotel: $29
Almoço: $10
Reserva trem para Milão: $3

Riviera Francesa


Centro Nice

10º dia - 14-07-2011 - Quinta-feira

Chegamos a Nice após 6h de viagem de trem, uma viagem agradável e com belas paisagens. 
Seguimos direto para o hotel estavamos exaustas.




Praia Nice - o mediterrâneo é inacreditável
11º dia - 15-07-2011 - Sexta-feira 
 
Sant Paul de Vince

Acordamos em Nice. Tínhamos 3 dias na Riviera Francesa e 4 lugares para conhecer, Nice, Cannes, Mônaco e San Paul de Vince, como só escurece lá pelas 21h, decidimos cada dia ir para uma cidade e depois voltar e explorar um cantinho em Nice, que era
                                                                nossa cidade sede.
    
San Paul de Vince

 No primeiro dia seguimos para San Paul de Vince, para chegar até lá
San Paul de Vince
 você pega o ônibus n. 400, pegamos no ponto de ônibus próximo a orla. Em aproximadamente 1h chega-se a vila de San Paul, uma vila intra muros, com construções em pedras e caminhando por suas vielas você irá se deparar com várias galerias de arte, lojas e restaurantes. A metade de um dia é o suficiente para percorrer e desfrutar dessa charmosa vila.  
 

Cidade de Nice
No final da tarde voltamos para Nice, caminhamos pela orla e subimos até o mirante do castelo no final da orla de Nice, de lá se tem uma bela vista do mediterrâneo e da cidade de Nice, lá em cima tem quiosque e um parquinho para as crianças também.


Principais gastos: 


Hostel Pastoral: $30 (quando cheguei achei super esquisito seu exterior, um prédio cinza e antigo, mas foi um dos melhores hostel que fiquei, quartos com banheiro, amplos, limpos, com ar-condiconado, frigobar, tem até cobertor de vaquinha kkkk)
Ônibus Sant Paul: $2 (ida e volta)
Hamburguer: $ 6,50



Cassino de Monaco
12º dia - 16-07-2011 - Sábado

Fórmula 1
Partimos logo cedo em direção ao Principado de  Mônaco, o microestado fundado em 1297, que fica a menos de 20km de Nice,  possui uma área de 2 km quadrados, sendo o segundo menor Estado do mundo, atrás apenas do Vaticano. Escolhemos ir de ônibus, n. 100, por ser mais econômico e porque tínhamos tempo, porém se seu tempo for reduzido, você pode ir de trem que é mais rápido, inclusive de trem você pode conhecer Mônaco e Cannes no mesmo dia, $12 bilhete de trem valido por um dia. 
Descemos do ônibus em frente a loja de atendimento ao turista. Munidas com o mapa de Mônaco, começamos nosso tour pelo cassino. Depois descemos pela avenida principal visualizando o famoso circuito da fórmula 1, os homens reconheceram a foto ao lado, eu só tirei porque vi alguém tirando ...kkkkk Depois subimos a colina para visitar a Catedral, uma igreja romana-bizantina que contém os restos mortais de uma grande parte dos príncipes anteriores. Seguimos para o Museu Oceanográfico, criado em 1910 por Alberto I e depois de atravessar um belo parque chegamos ao Palácio Real .  O trajeto pode ser feito todo à pé. A entrada do museu oceanográfico custa $14 e a do palácio $ 8, compradas juntas custa $19.
Pálacio Real e sede do Governo

yellow submarine ....



Catedral de Mônaco

Jardim com as bandeiras de Mônaco e da Africa do Sul -
casamento do principe
Principais gastos:
Hostel Pastoral: $30
Ônibus Mônaco: $2 (ida e volta)
Almoço em Mônaco: $ 14,30
13º dia - 17-07-2011 - Domingo

Praia Cannes

Bombom Brasil
Hoje era o dia de conhecer Cannes, saímos de Nice às 10h40 e só chegamos em Cannes às 12h, e olha que era domingo, ônibus n. 200 ou 112. Se for durante a semana, em razão do trânsito, talvez seja melhor ir de trem. O ônibus vai na mesma direção de Sant Paul, passa por Antibes e depois Cannes.
A praia de Cannes é bonita, aqui encontramos areia, mas a praia de Nice, mesmo sendo de pedra é muito mais bonita.  Na orla de Cannes tem vários bombons, um pra cada país, eu encontrei o brasileiro, tão bonitinho !!!
No final da tarde voltamos para Nice e demos mais uma voltinha pelo comércio.

Principais gastos:
Hostel Pastoral: $30
Ônibus Cannes: $2 (ida e volta)

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Paris a cidade mais visitada do mundo!!!

6º dia - 10-07-2011 - Domingo

Nós saímos de Barcelona a noite e viajamos a noite toda, o trem é super confortável, tem uma pia embutida na cabine, toalhas individuais, água, revistas, por volta das 21h. um funcionário passa recolhendo os passaportes e devolve quando estiver chegando à París, não se preocupe quando ele passar recolhendo. Por volta das 23h. eles abaixam as camas. No trem tem restaurante, mas se desejar você pode levar seu jantar, próximo a estação de Francia tem mercadinhos, antes de embarcar passei em um deles e providenciei nosso jantar, em alto estilo, com direito até a vinho ...rs
O trem chegou a Paris com 50 minutos de atraso. Tem uma estação de metro na própria estação de trem e por isso foi fácil chegar ao hostel. O hostel Aloha é bem localizado, próximo a estação de metro, tem supermercado perto, dá pra ir a pé a algumas atrações, mas nem tudo é perfeito ... os quartos não possuem armário,o local da ducha é minusculo, ainda bem que sou pequena, você tem que colocar o sabonete no chão, pois não tem sequer um porta sabonete no local e o check in é só depois das 16h.

Tendo Paris a nossos pés fomos bater perna, era domingo e boa parte do comércio estava fechado. Encontramos um restaurante de cozinha asiática próximo ao hostel e foi ali mesmo que almoçamos, em Paris existem vários restaurantes nesse estilo, parece um self service, mas é a atendente que te serve e depois pesa a comida. Gostamos da comida, apesar de ser um pouco picante, só coma o arroz tailandes se gostar de comida com pimenta, eu quase morri ...rs.

Ainda estavamos tontas com o balanço do trem, também 12h dentro de um trem, você fica meio tonta mesmo, mas mesmo assim depois do almoço seguimos em direção a Torre Eiffel, o monumento pago mais visitado do mundo. Mas hoje ainda não era o dia de subir na torre, e ai vai mais uma dica, compre o bilhete para subir na torre pela internet ( http://www.tour-eiffel.fr/teiffel/fr/pratique/acces/page/tarifs.html?id=2_3 ), eu comprei ainda no Brasil. Como ia ficar vários dias em Paris optei por comprar o bilhete para o meio da estada, comprando antes você pode ter o azar de comprar o bilhete para um dia que esteja chovendo ou nublado, mas acredito que vale correr o risco, pois a fila para comprar o bilhete na hora é enorme.
Museu da Armada
Uma breve paradinha para fotos e seguimos a pé em direção ao Museu da Armada que possui um belo jardim. Optamos por não entrar no museu e depois conheci umas brasileiras no hostel que entraram e não acharam tão interessante, a maior atração no museu é a tumba de Napoleão I. Eu e Selminha apenas passeamos pelo jandim e depois seguimos em direção ao Louvre, esse sim não pode deixar de ser visitado.
Após alguns minutos de caminhada atravessamos o rio Sena, observamos um monte de cadeados nas grades da ponte, que foram deixados por casais apaixonados, que escrevem suas iniciais nos cadeados, e diz a lenda, ficam presos para sempre ao ser amado. Pra quem acredita não deixe de levar um cadeado extra na mala ...kkk

Louvre
Essa nem precisa legenda rs
 
Louvre
Para entrar no Louvre, você primeiro enfrenta uma fila e passa pelo detector de metais para entrar na pirâmide de vidro, depois lá dentro existem vários guiches que vendem ingressos para todas as alas do museu, você precisa escolher qual ala deseja visitar. Nós como muitos outros turístas queríamos ver a Mona Lisa, claro ! No dia em que visitamos o Louvre não tinha muita fila, acredito que em menos de 1h estavamos de frente a Mona Lisa, acho que o pessoal estava deixando para ir ao Louvre no dia 14, dia da independência da França em que a entrada é gratuita. Eu não experimentei, mas ouvi dizer que existe uma forma de pular a fila para entrar na pirâmide, é só descer na estação de metro do Louvre que você já vai sair dentro da pirâmide de vidro e só vai ter que enfrentar a fila para comprar o ingresso. Experimente e depois me conta se deu certo. Depois da Mona Lisa ficamos mais algumas horas caminhando por um dos maiores, mais visitados e mais famoso museu do mundo O Louvre !!


 Depois seguimos para a Av. Champs-Elysées e caminhamos até o Arco do Trinfo, parando, é claro, para fazer umas comprinhas, afinal de contas Paris em julho esta "for sale". Encontramos na avenida o local que foi residência de Santos Dumont. A av. Champs-Elysées é uma avenida de quase 2km repleta de lojas de redes globais, conhecida como a avenida mais bela do mundo. Esse foi nosso primeiro dia em Paris, voltamos de metro para o hostel quase sem pernas ...rs..rs... 
Residência de Santos Dumont


Principais gastos:                 
Hostel Aloha: $26
Entrada Louvre: $10
Almoço restaurante asiático: $6,10
Jantar piza: $5,50




Arco do Trinfo visto da torre Eiffel
7º dia - 11-07-2011 - Segunda-feira        

 
Paris vista da torre


Paris vista da torre
 Hoje sim era o dia agendado para conhecer a Torre Eiffel, a torre se tornou um ícone mundial da França e  uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. Com seus 324 metros de altura a torre Eiffel é o edifício mais alto de Paris, tem esse nome por causa de seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel. A vista é incrível lá de cima e o tempo ajudou, estava um dia sem nuvens e com sol. Compramos o bilhete para ir até o segundo estágio da torre, eu acha que não, mas vale a pena ir até o topo, você consegue ver toda Paris, com todos os seus monumentos.


Catedral de Notre Dame

 Depois da torre compramos o bilhete para o passeio de barco pelo Rio Sena, esse passeio possui várias paradas e você pode subir e descer quantos vezes desejar, umas das saídas fica próximo a torre. Nossa primeira parada foi na catedral de Notre Dame, uma das mais antigas catedrais francesas, em estilo gótico, sua construção foi iniciada em 1163 e foi dedicada a Maria, a catedral fica rodeada pelas águas do rio Sena.


Vista interior da nave


Basilica de Sacré-Coeur

Interior da basílica
Depois de fazer a volta completa no passeio de barco pelo rio Sena, seguimos para apreciar o final da tarde na basílica do Sagrado Coração conhecida como Sacré-Coeur, ela é um templo da igreja católica romana em Paris, sendo, também, o símbolo do bairro de Monte Martre, cujo nome significa “monte dos mártires”. A basílica esta localicalizada no topo do monte Martre, o ponto mais alto da cidade. A basílica foi construída com mármore o que lhe proporciona uma tonalidade branca e sua construção iniciou-se por volta de 1875.
 A zona de Montmartre e seu arredor é sem dúvida uma das mais contrastantes zonas de Paris: você encontra uma multidão formada por fiéis que visitam e frequentam Sacré Coeur, clientes de bares e de sex shops da periferia de Moulin de la Galette, sem dúvida trata-se também de uma zona boemia e cultural, com vários cafés e artistas fazendo auto retrato e caricaturas.

Principais gastos:
Hostel Aloha: $26
Torre Eilff até o 2 estágio: $13,50
Passeio de barco pelo rio Sena: $14

8º dia - 12-07-2011 - Terça-feira

Palácio de Versalhes
Hoje saímos de Paris e fomos conhecer o Palácio de Versalles, que fica nos arredores de Paris. Para chegar a Versalles você terá que combinar o metro e o trem,  quando você for comprar o bilhete do metro avise que deseja ir para Versalles, que ele te dará o bilhete que vale tanto para o metro quanto para o trem, $6,40 ida e volta. Chegando a estação ferroviária de Versalles você irá atravesar a avenida em frente da estação e seguirá para a direita, o palácio fica a 3 quarteirões da estação. O Palácio de Versalles é considerado um dos maiores do mundo, com 2.153 janelas e 700 quartos, construído pelo rei Luís XIV, o "Rei Sol", foi por mais de um século modelo de residência na Europa e por muitos copiado. O Pálacio além de ter um acervo enorme conta com um jardim lindo.






Capela de Versalhes









Galerie des Glaces do Palácio de Versalhes

A Galeria des Glaces tem o teto decorado dedicado às vitórias de Luiz XIV. Já a capela de Versalhes é uma das mais grandiosas no interiores do Palácio.

A noite caminhamos até a torre Eiffel para vê-la iluminada. E é lindo !!! Vale a pena. As luzes da torre piscam de tanto em tanto tempo, sempre que eu dizia, "olha tá piscando" quando Selminha olhava parava e a gente morrida de rir kkkkk

Principais gastos:
Hostel Aloha: $ 26
Trem e Metro para Versalles: $6,40
Entrada museu Versalles: $15
                                                      Promoção Big Mac: $ 6,25

9º dia - 13-07-2011 - Quarta-feira

Palácio de Luxemburgo

                 Jardim de Luxemburgo
Hoje fomos conhecer os jardins de Luxemburgo, decidimos ir a pé para caminhar pelo bairro. O Palácio de Luxemburgo atualmente é a sede do Senado. O formal jardim de Luxemburgo apresenta 25 hectares, povoados por estátuas e providos de grandes tanques de água onde as crianças pilotam modelos de barcos. Quando chegamos ao jardim começou a chover, nos abrigamos em um dos cafés do jardim, quando a chuva passou demos uma voltinha e seguimos para o Pantheon, que é bem perto do jardim.

Pantheon
O Pantheon já estava enfeitado com bandeiras francesas por causa do dia da independência. O Pantheon é um monumento em estilo neo-clássico, localizado no bairro Quartier Latin, suas obras foram iniciadas em 1764, e foram encomendadas pelo monarca Luís XV, o qual, após recuperar-se de uma grave doença, ordenou a construção de uma basílica em tributo à Santa Genoveva (padroeira de Paris), em substituição à antiga abadia ali existente. Concluído em 1790, o edifício quedou-se laicizado pelos movimentos revolucionários burgueses, transformando-o em Panteão nacional. Hoje, na cripta, 70 célebres personagens da história francesa repousam – tais como escritores, cientistas, generais e políticos

Ensaio fotográfico - isso é Paris !

Depois caminhamos pelo bairro Cartie Latin, pra sentir o clima da cidade, e posso dizer que Paris é uma cidade incrivelmente limpa, organizada, , chique, glamurosa, fashion e com um povo extremamente educado. Paris é TUDO!!!! Não é por acaso que é a cidade mais visitada do mundo.
Principais gastos:
Hostel Aloha: $26
Quiche prox. ao Pantheon (delicioso): $2,50
Café no jardim de Luxemburgo: $2,50
Piza: $7,10



 10º dia - 14-07-2011 - Quinta-feira

 Feriado Nacional de queda da Bastilha. Como nosso trem em direção a Nice partia a tarde, resolvemos assistir um pouquinho do desfile, como nunca tinha assistido, eu achei bem legal, Sarkozy até me deu tchauzinho kkkkk
Arco do Trinfo
O Arco do Trinfo estava lindo com a bandeira francesa.



Em Paris não deixe:
Compre água no mercado, pois uma garrafa de 1litro custa $0,29 centavos, enquanto que na rua você não paga menos de $3 euros por uma garrafa de 500ml;

Se planejar utilizar o metro mais de 3 vezes por dia, compre o passe com validade para o dia inteiro, mas se for utilizar apenas 3 vezes por dia, compre 10 tickets de uma vez só que tem desconto ( 1 ticket = $1,70 - 10 tickets = $1,25 cada);

Só jogue fora o ticket utilizado no metro após sair da estação, pois você pode encontrar fiscais que pedem para você apresentar o ticket utilizado para passar na catraca. Nós passamos por uma, sorte que a Selminha perguntou se podia jogar fora o ticket, respondi que não, só depois que saíssemos do metro. Foi só falar ... quando fomos fazer a conexão, viramos em um túnel  e lá estavam, uns 5 fiscais, a Selminha já estava com o ticket na mão, o meu estava jogado na bolsa cheia de tralha. Acredita que a bobinha me deu até tchau, me zuando porque eu não encontrava o bilhete. kkkk Depois com muito custo encontrei. Se você não estiver com ticket, salvo engano a multa é de $50 euros.

Não compre chaveiros da torre Eiffel em lojas, pois 1 chaveiro custa $2 euros, enquanto que nos ambulantes que oferecem o mesmo produto nos pontos turísticos, você consegue comprar 7 chaveiros por $1 euro.

Se você se apaixonar pelos objetos que vendem na torre Eifll com o dizer "Rendez-vous à Paris", pode comprar, pois eu não vi igual em nenhum outro lugar. Eu me apaixonei por um porta moedas kkkk. Em relação aos demais souvenir, acredito que você vai encontrar um melhor preço nas lojas próximas a Notre Dame, inclusive nas barraquinhas às margens do rio Sena. 


Próximo post Riviera Francesa - Nice, Cannes, St. Paul de Venci e Monaco