terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Chile - do deserto a gelida patagonia

Começamos nossa viagem por Santiago.
Para sair do aeroporto foi bem simples, pois antes de sair da sala de desembarque contratei um taxi coletivo, não se preocupe com dinheiro, pois pode-se pagar com cartão de crédito. Se chegar pela manhã pode-se pegar um ônibus que sai de 20 em 20 min. Os ônibus param na estação de metro Parajitos e dali você tem todo Santiago pelas linhas de metro. Quanto ao metro para facilitar a localização você pode imprimir o mapa de todas as estações http://www.metrosantiago.cl/estacion/plano-red
Também troquei algum dinheiro no aeroporto (U$ 50), onde-se tem o pior câmbio, mas como o dia seguinte era um domingo, fiquei com receio de não ter nem como tomar café da manhã ...rs

1° dia: 07/11/2010 - domingo

Acordei cedo, pois a intenção era fazer um tour pela cidade. Quando sai do Brasil tinha planejado fazer o passeio a pé, mas como ganhei um Santiago Turistik, uma espécie de ônibus de turismo que passa pelos pontos turísticos de Santiago e você pode subir e descer do ônibus quantas vezes desejar www..turistik.cl ($18.000). O rapaz que me entregou as chaves do apart hotel me presenteou, e eu que não sou boba, tinha que aproveitar. Utilizar o ônibus foi ótimo, pois o dia estava meio nublado e na parte da tarde caiu o maior pé d'água, já pensou se eu estivesse à pé ...rs...rs
Interior da Catedral Metropolitana

Vamos então ao tour .... História na veia. Tudo fica concentrado. No bairro Providencia, temos diversas lojas. Comecei na Plaza de Armas, o marco zero onde Santiago del Nuevo Extremo foi fundada em 1541 pelo espanhol Pedro de Valdívia, foi o centro civil da história do país e hoje é um ponto turístico da cidade. Ali temos a Catedral Metropolitana, que foi destruída 4 vezes devido a incêndios e terremotos, mas nunca deixou de ser reconstruída e, por isso, foi declarada Monumento Nacional, contando com uma bela estátua de madeira de S.Francisco Xavier, ela também abriga um rico museu que guarda as maiores recordações do Chile.

 
O elegante prédio dos Correios e o pequeno Museu de História Nacional (foto ao lado), com pequena e consistente coleção de objetos, roupas e mobiliário colonial. 



Por ali também fica o excelente Museu de Arte Precolombino, que é sem dúvida o melhor museu da cidade. Ele guarda uma coleção impressionante de peças de arte e utensílios de dezenas de povos indígenas de toda a América Latina, que dominavam o território antes da chegada dos espanhóis, mas o que achei mais interessante foi as múmias chinchorro, 2 mil anos mais antigas do que as egípcias. (foto ao lado)
ex Congresso Nacional 
Próximo ao museu esta o Palácio de Los Tribunales de Justiça e o ex-Congresso Nacional com seus lindos jardins, pena que por causa do último terremoto o ex-Congresso estava fechado. Por ali também fica o Palácio La Moneda, a sede do governo federal, que possui visitas guiadas nos dias úteis. Dizem que as 10h em dias alternados, acontece a troca da guarda na Plaza de la Constitución, em frente ao palácio, mas eu não vi nada, talvez não estava no dia certo.
Ali por perto temos o Paseo Ahumada, a artéria comercial do centro, aqui também você encontrará as melhores taxas de cambio para trocar dinheiro, vocês acreditam que mesmo domingo tinha loja de cambio aberta, não troquei no domingo, pois achei que na segunda-feira encontraria uma cotação melhor, e realmente com todas as lojas abertas consegui um cambio melhor. O Paseo Ahumada, a rua de pedestres mais famosa do Chile, onde circula todo tipo de gente. A rua liga a avenida à Plaza de Armas e depois se transforma em Paseo Puente, ligando a praça ao Mercado Central, esse mercado também um lugar bem legal para se visitar, com vários restaurantes no hall central, barracas de peixes e frutos do mar que são um atrativo a parte. Quase em frente ao mercado, do outro lado de uma grande avenida está a Estación Mapocho, antiga estação ferroviária que virou centro cultural. Estava acontecendo uma feira de livros com várias bancas, não comprei nenhum livro, afinal de contas meu espanhol não é tão bom assim, mas valeu a pena entrar.
Na parte da tarde começou a chover então resolvi dar uma volta no shopping Parque Arauco e depois voltei para o apart hotel.
Gastos principais:
Taxi coletivo do aeroporto: 12 dólares
Apart Hotel Amoblados Costa Suecia U$ 55 dólares a diária
(apart hotel muito bom e bem localizado no bairro Providência, a 17 km do aeroporto, próx a estação de metro Los Leones e de um supermercado, onde você pode comprar as coisas para o café da manhã)
Museu de Arte Pré-Colombiana: $3.500 (estudante)
Feira do Livro: $1.500 (estudante)

2º Dia - 08/11/2010 - segunda
Como algumas atrações ficam fechadas na segunda, resolvi ir conhecer Concha y Toro (passeio de meio dia), a mais famosa vinícola chilena foi fundada em 1883 por Melchor Concha y Toro e pode ser visitada qualquer dia da semana das 10 às 17h., porém deve-se fazer uma reserva por email através do site, que é super simples. Existem excursões que levam até lá, mas eu resolvi ir sozinha e para isso peguei o metro e desci na estação Plaza de Puente Alto, atravessei uma praça e peguei um mini bus de cor azul nº 72, mas também pode ser o n.º 74, assim que entrei no ônibus confirmei se passava na vinícola, e para minha sorte um passageiro que entrou no ônibus comigo era funcionário da vinícola e me deixou na porta, mas não tem erro, peça para descer próximo, você vai caminha uns 50 metros para frente, virar a direita e caminhar por mais uns 100 metros e verá a entrada da vinícola, super simples, leva-se cerca de 1h20min para chegar saindo do centro de Santiago.
O Wine Tour custa $ 7000, dura cerca de 1h30. A visita inclui conhecer a antiga casa da família, os vinhedos e as adegas. Seu vinho mais conhecido é o Casillero del Diablo. A originária fazenda do Don Melchor de Concha y Toro, fundador da viña, permanece intacta, com seu casarão, adegas e ao fundo o primeiro vinhedo. O lugar é exuberante, lindos jardins, um verde incrível que faz contraste com as formas e arquitetura do séc XIX. Começamos vendo um vídeo falando sobre o Sr. Melchor e seu império de vinhos e depois saímos percorrendo toda fazenda, inclusive o antigo casarão, que hoje é o escritório. Passamos pelo vinhedo e o guia explica como são plantadas as uvas, como é a colheita, como é a disseminação de pragas, quais são os períodos de plantio e qual a função da cordilheira para o vinhedo. Tudo isso acompanhado de um bom vinho... Entramos na adega e conhecemos os barris que fermentam a bebida. Descendo mais um nível, conhecemos onde foi criada a lenda do Casillero del Diablo. Conta a lenda, que quando o Don Melchor produzia os vinhos que levavam seu nome, começou a notar que, de tempos em tempos eles iam sumindo, sem deixar suspeitas. Foi então que decidiu plantar uma notícia entre seus funcionários que lá embaixo havia um diabo, que guardava as garrafas. Desde então as garrafas pararam de sumir e um dos vinhos mais conhecidos do mundo estava prestes a existir. Passado a pirotecnia de mostrar o tal diabo, chegamos a loja. Ao lado da loja temos o Wine Bar, onde você poderá degustar qualquer vinho acompanhado de um bom queijo. Ao final do passeio você ganha de brinde uma bela taça com a inscrição "Concha y Toro", um verdadeiro presente de grego, pois já pensou, tive que percorrer todo o Chile com aquela taça ... rs. Bem eu consegui chegar ao Brasil com a minha intacta e vocês será que conseguiram ...kkkkk
SERVIÇO:Concha y Toro Virginia Subercaseaux, 210 – Pirque Santiago, Chile Fone: (56-2) 476 52 69

Fonte Netuno
Na parte da tarde voltei ao Paseo Ahumada para trocar dinheiro, bater perna pelas ruas do centro e como na parte da tarde o tempo abriu resolvi ir conhecer o Cerro Santa Lucia (9h - 20h diariamente).O Cerro Santa Lucia (foto ao lado) fica ao lado da biblioteca nacional e também pode ser alcançado através da estação de metro "Santa Lucia".  O Cerro Santa Lucia é a menor das duas colinas isoladas que despontam no meio da cidade e que viraram parques. Subi pela pomposa Escalinata Monumental, passei a fonte de Netuno e continuei escalando caminhos tortuosos e degraus de pedra até o topo do pequeno castelo que foi usado por descobridores, e a cidade começou a crescer em volta desse lugar. O mirante não é tão grande como o topo do cerro San Cristóbal, mas, sem dúvida, garante uma bela vista da cidade. Do cume tem-se uma idéia de como Santiago fica cercada de montanhas por quase todos os lados. Atravessando a rua da frente, existe um lugar para comprar artesanato, várias barraquinhas com um pouco de tudo e por um bom preço.
Principais Gastos:
Passeio Concha y Toro: $9.200
Xale de pêlo de alpaca: $13.000

3° dia - 09/11/2010 - terça-feira
Como o dia em Santiago ainda não estava bom para fazer um passeio pelos Cerros, resolvi conhecer Vinã del Mar e Valparaíso.
Acordei cedo e peguei o metro até a estação Universidad de Santiago, o principal terminal de ônibus, já que é utilizado pela gigante Tur Bus, tem ônibus toda hora para Vinã. Na hora de comprar a passagem tome cuidado, pois eles tem um monte de promoções, e a mulher que me vendeu a passagem me passou a perna, pois eu paguei pela passagem o valor que estava no letreiro e que ela havia cobrado, mas quando estava dentro do ônibus e fui olhar a passagem, ela havia me entregue um bilhete com um valor menor, ou seja, a diferença ela embolsou, e ainda dizem que brasileiro que é malandro ...

Quando sai de Santiago já tinha um roteiro dos lugares que gostaria de conhecer, mas quando desci da rodoviária fui abordada por uma pessoa que oferecia city tour pela região e como o preço estava bom, resolvi me poupar o trabalho de ficar procurando os lugares e deixei que alguém me leva-se, foi aquele pacote turistão, aqui é isso ... aqui é aquilo, mas até que foi legal, conheci um casal de chilenos super descolados, fui a lugares que com certeza não conseguiria ir sem carro.
O passeio começa em Vinã del Mar e termina em Valparaíso, você pode escolher ficar em qualquer dos
Vina del Mar
 dois lugares, eu preferi ficar no terminal de Valparaíso, para retornar a Santiago, tive que trocar a passagem de volta, mas foi super tranquilo. Sempre que possível compre as passagens de ida e volta juntas, pois normalmente tem desconto. O passeio em Vinã começa com uma vista panorâminca da cidade, para no Casino, no Jardim Botânico, onde tem um grande anfiteatro, onde acontece um grande festival de música uma vez por ano. Para em um museu que tem um moa originário da Ilha de Pascoa, depois seguimos para a praia e na hora do almoço a van para em frente a dois restaurantes de frente para a praia, infelizmente não anotei o nome dos restaurantes, mas como não estava a fim de gastar muito e meus amigos chilenos também não, encontramos uma lanchonete bem próximo aos restaurantes e resolvi experimentar o hambúrguer deles, que lá eles chama de churrasco, que é gigantesco ..rs...rs Depois do almoço paramos para ver diversos leões marinhos tomando banho de sol e seguimos para o relógio de flores que é o portal de entrada de Vinã del Mar.
Amigos Chilenos
Valparaiso - porto
Já Valparaíso é o principal porto do Chile, localizado a 115km ao Oeste de Santiago foi construído sobre 40 morros na costa de uma agitada baía. É difícil dizer qual a maior atração da cidade, mas com certeza observar a forma como ela é dividida já rende um ótimo passeio. Valparaíso é dividida por morros em dois níveis, a parte baixa, que é a área bancaria e comercial e a parte superior, que possui como características as construções suspensas dos morros, que formam um impressionante desenho de ruas serpenteadas. Mas o mais legal é a forma usada para unir os níveis da cidade, através de elevadores! Lá tem os Museu Municipal de Belas Artes, o Museu do Mar Lord Thomas Cochrane, a Galeria Municipal de Arte Valparaíso, o Museu de História Natural e a Casa Museu La Sebastiana, entre outros, são referências de arte da cidade. Valparaíso é uma cidade antiga, sendo quase toda a cidade localizada no alto de uma montanha. Na cidade se destaca mesmo a casa onde viveu Pablo Neruda e o porto que é o mais importante e movimentado do Chile.
Principais Gastos:
Passeio Vinã del Mar e Valparaíso : $14.860 (ônibus Tur Bus + city tour)
Almoço: $2.700

4° dia - 10/11/2010 - quarta-feira
Hoje o dia ficou por conta do Cerro San Cristóbal, Jardim Botânico, Jardim Japonês e a Casa de Pablo Neruda (terça/dom - 10h/18h).

Casa de Pablo Neruda
Começamos (digo no plural porque hoje Alex chegou depois de toda aquela confusão para embarcar ..kkkkk) pelo museu La Chascona (foto ao lado), no bairro Bellavista, a "Lapa" de Santiago , casa onde viveu o poeta chileno Pablo Neruda que conserva uma pequena parte dos objetos que o poeta adorava colecionar.
Immaculada Concepción
Próximo ao museu esta o Cerro San Cristóbal, pegamos um funiculador (bonde) na estação bem próximo ao museu de Neruda. Cerros são colinas transformadas em parques urbanos. San Cristóbal é considerado o maior do Chile, com 712 hectares, fica no bairro Providencia. No topo, lembrando o nosso Cristo, tem uma imagem de 14 metros da Imaculada Conceição. Ficamos ali curtindo a paisagem dos andes e depois subimos a pé um curto caminho até o Santuario Inmaculada Concepción, bem no topo da colina, onde está a estátua da santa e uma capela. Não conseguimos descer de teleférico, pois estava fora de funcionamento, então resolvemos descer a pé mesmo, pelo outro lado do monte, caminhando pelo parque metropolitano, sem ter a mínima idéia do quanto teríamos de andar, mas como dizem ... "pra descer todo santo ajuda" ...kkkkk, Passamos pelo Jardim Botânico Mapulemu e o Jardim Japonês , em minhas pesquisas havia lido que o Jardim Japonês tem uma vista impagável da cidade, flanqueada pela imponência dos Andes, mas sinto em dizer   que a vista foi pagável, pois alguém esta construindo um arranha-céus em frente ao mirante, além disso parecia mais um parque da cidade da vida, com vários casais de namorados se pegando ...rsrs. A caminhada é longuinha sugiro ir de tênis, mas nada pra matar, vocês vão perceber que existem vários sanderos (trilhas) que cortam caminho, como estava com Alex, pegamos um, depois outro, tudo tranquilo, até que o último era uma macega ...kkkkkk Não sei nem explicar onde saímos, acho que era nos fundo de um restaurante, muito sinistro ... mas deu tudo certo.
À noite fomos jantar no restaurante giratório, é um restaurante no alto de um prédio, próximo a estação Los Leones no bairro Providência, do nosso quarto dava pra ver o restaurante, que gira, ou seja, você tem toda Santiago a seus pés em 360º, ao som do piano e a luz de lamparinas .... MARAVILHOSO !!!
Uma viajante que conhecemos indicou e elogiou muito um passeio de bicicleta por Santiago, mas não conseguimos fazer, ela disse que fez com Caroles y André.
Principais Gastos:
A partir de agora os gastos são para 2 pessoas.
Museu Pablo Neruda: $3.500
Funiculador: $1.900
Lanche empanadas no cerro: $2.300
Jantar restaurante giratório para o casal: $37.800
Continuo no próximo post - rumo ao deserto do atacama ...